Sentir uma certa sonolência no pós-almoço é algo quase que inevitável. Contudo, nem todas as pessoas têm a possibilidade de fazer a sesta. Por isso, selecionamos algumas dicas para evitar o sono após o almoço. Confira!
Não pule o café da manhã para evitar a sonolência no pós-almoço
Todos nos disseram como o café da manhã é importante para nossos corpos e mente. Afinal, tomar o café da manhã também pode ajudar a reduzir o cansaço no final do dia.
Se você pular o café da manhã, isso definirá seu padrão de energia para cumprir suas atividades pelo resto do dia. Além disso, na hora do almoço, você estará com muita fome. Por consequência, terá mais chances de fazer escolhas alimentares mais pobres ou de ter uma porção maior.
Coma pequenas refeições ao longo do dia
Uma refeição mais pesada requer mais energia do organismo para a digestão. Em vez de comer muito, você pode tentar comer refeições menores ao longo do dia. Ao equilibrar um almoço mais leve com lanches no meio da manhã e no meio da tarde, você atende o nível de ingestão diário recomendada de calorias ao longo do dia.
Vale lembrar que comer refeições menores e mais frequentes ao longo do dia pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e nos dar aqueles suplementos de energia regulares. Portanto, lembre-se que nunca é bom exagerar em qualquer refeição, e obter o equilíbrio de carboidratos, proteínas e gorduras boas pode ajudar a nos manter ativos e despertos por mais tempo.
Opte por refeições equilibradas de macronutrientes
Em vez de escolher alimentos processados e amido, certifique-se de que seu almoço seja equilibrado e saudável. Para isso, opte por alimentos saudáveis que apresentem legumes coloridos como a atração principal. Além de uma porção de grãos integrais e proteína magra.
Beba muita água para se manter hidratado, evite muito açúcar e carboidratos refinados e coma refeições menores e mais frequentes. Para saber como escolher (ou fazer) refeições equilibradas de macronutrientes, recomenda-se focar no modelo do prato saudável.
Procure sair na hora do almoço
Quer realmente afastar o sono pós-almoço? Então, aproveite também seu horário de almoço para fazer uma caminhada. O exercício pode mantê-lo alerta durante o dia, otimizando a circulação de oxigênio e sangue ao redor do corpo e para o cérebro. Bem como minimiza o risco de surgimento do sono no pós-refeição. Ficar ao ar livre também ajudará a aumentar a oxigenação do cérebro.
Consulte seu médico
Se você está constantemente se sentindo cansado e isso está afetando o seu cotidiano, marque exames de rotina com um profissional de saúde. O cansaço extremos pode indicar a deficiência de vitaminas ou minerais. Por exemplo, deficiência de ferro, que é muito comum em mulheres jovens, especialmente aquelas que não comem carne vermelha.