Conheça mais sobre os benefícios o uso das cores na cromoterapia para o sono

As cores que você escolhe para decorar seu quarto exercem uma forte influência sobre a qualidade do seu sono. Quem garante isso são os pesquisadores da Travelodge, um centro de estudos de Londres, na Inglaterra. Os estudiosos chegaram à conclusão de que a cromoterapia para o sono oferece muitas vantagens a quem sofre com vários distúrbios do sono.

As evidências surgiram depois de analisarem a qualidade do sono de voluntários britânicos levando em conta as cores predominantes de seus quartos. Os resultados da pesquisa apontaram que as cores claras – consideradas  cores calmantes – induzem a um sono de melhor qualidade. Confira abaixo as cores que a cromoterapia sugere para uma noite tranquila de sono.

Cromoterapia para o sono com tons de azul

Os quartos onde o azul era o tom predominante foram considerados os melhores para quem deseja adormecer rápido e profundamente. Os participantes da pesquisa que estavam em quartos com paredes ou móveis e acessórios azuis dormiram, em média 7h52min por noite. Em suma, isso ocorre porque os seres humanos possuem receptores especializados, denominados de células ganglionares. Logo, tais células  ficam localizadas na retina dos olhos – que são mais sensíveis à cor azul.

Quartos com objetos verdes

Certamente o tom de verde também tem poder calmante na cromoterapia. Pois é considerado adequado para promover um sono mais reparador. De acordo com a pesquisa, os voluntários que estavam em quartos nesta cor dormiram, em média, 7h36min por noite.

Quartos amarelos

Igualmente, os voluntários que ficaram em quartos com decoração em tons de amarelo dormiram cerca de 7h40min por noite. Do mesmo modo,  o fato é considerado um bom período de sono. Mas vale lembrar que a cor amarela deve ser clara, pois o amarelo vibrante, que é uma cor de energia, pode provocar a insônia.

Cromoterapia para o sono com a cor laranja nos quartos

A cor laranja não é das mais indicadas para decorar os quartos, visto que é uma cor energética, que estimula a agitação e os impulsos nervosos. Mas, no caso dos voluntários, eles dormiram por volta de 7h28min por noite, o que ainda é tido como uma boa marca.

Cromoterapia em quartos vermelhos

Os voluntários que ficaram em quartos esta cor dormiram, em média, 6h58min por noite, o que sugere que esta tonalidade não é mesmo das mais indicadas para pintar as paredes do quarto, certo? O vermelho provoca um sono mais agitado e leva à insônia.

Quartos dourados

A cor dourada não é aprovada para ser a cor oficial de um quarto. O dourado, uma cor derivada do amarelo, possui pigmentos de vibração, o que estimula a energia e gera dificuldades em pegar no sono. Os voluntários que dormiram em quartos com essa cor permaneceram dormindo por apenas 6h43min por noite.

Quarto em tom de cinza

Por ser uma cor neutra, o cinza normalmente não causa efeitos positivos ou negativos quando usados em um ambiente qualquer. Entretanto, os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiram apenas 6h12min por noite.