Selecionar o melhor travesseiro para dormir bem é um processo muito individual. Quando se trata de escolher o travesseiro certo, realmente não há um tamanho de travesseiro, forma ou material que sirva para todos.

A melhor maneira de encontrar o travesseiro certo para você é determinar seus critérios individuais – usando os seis elementos abaixo como um guia. Logo depois, use seu instinto sobre o que é mais confortável e apropriado para você.

O Guia do Sono listou alguns dos melhores tipos de travesseiros para dormir bem. Conheça cada um deles e entenda como cada modelo de travesseiro pode te beneficiar.

Tipos de travesseiro para dormir bem

1. Travesseiro de enchimento / fibra

Há uma variedade de opções de preenchimento disponíveis para travesseiros. E todos têm vantagens e desvantagens, dependendo de suas necessidades de sono e preferências. Vamos ver os tipos mais comuns:

  • Plumas: Esses travesseiros são leves e macios; se você gosta de um apoio macio para descansar a cabeça à noite, talvez goste de um travesseiro de plumas. Eles são geralmente feitos de fibras de ganso ou pato.
    Inegavelmente as plumas de ganso tendem a ser mais macias – e mais caras. Porém, há variação de densidade e maciez entre as plumas de ganso e de pato.
  • Enchimento sintético e enchimento de poliéster: Travesseiros de plumas sintéticas são mais baratas do que as naturais e hipoalergênicas.  Dessa forma,  precisarão ser substituídas com mais frequência.
    Similarmente, os enchimentos de poliéster são uma escolha barata se comparados a outros tipos de travesseiro para dormir bem.
    Eles tendem a ter densidade mediana, sendo bem macios. Esse tipo de enchimento pode “achatar” com o tempo e normalmente precisa de substituição com mais frequência do que outros tipos de travesseiros.

E quanto à densidade do enchimento?

Veja o que você precisa saber: quanto maior a densidade, melhor a qualidade do travesseiro – e mais ele durará. Sendo assim, um enchimento de densidade 600 ou superior a isso representa um travesseiro de alta qualidade. Mas há limites para a densidade do enchimento a serem levados em conta.

Lã – Essas espumas são naturalmente hipoalergênicas e resistentes a fungos e ácaros. As espumas de lã absorvem a umidade da cabeça e do pescoço e podem ajudar a regular a temperatura durante o sono. Ao mesmo tempo, os enchimentos de lã tendem a ser bastante firmes e duram bastante.

Algodão – As espumas de algodão também são naturalmente hipoalergênicas e resistentes aos ácaros e mofo. Elas são muitas vezes uma escolha inteligente para pessoas com alergias e sensibilidades químicas.

Látex – Travesseiros de látex tendem a ser mais firmes, mas ainda assim muito confortáveis. Essas almofadas mantêm sua forma. Este não é o tipo de travesseiro que possui grande mobilidade, mas o látex é resistente a mofo e ácaros.

Espuma de memória – Esses travesseiros se tornaram tremendamente populares nos últimos anos. Respondendo ao seu peso e calor corporal, a espuma da memória suaviza e contorna as linhas da cabeça, do pescoço e dos ombros.

Também distribui o peso uniformemente pela sua superfície. Essas qualidades fazem dela uma escolha popular para pessoas que sofrem com dores de cabeça e dores no pescoço. Afinal, esse material alivia os pontos de pressão que causam o desconforto durante o sono.

A espuma da memória retém o calor, o que pode causar desconforto e suor. Ainda que considerado um travesseiro para dormir, há algumas desvantagens. Esse material também pode emitir odores químicos – especialmente quando são novíssimos – o que incomoda a algumas pessoas.

2. Peso do enchimento

O peso do seu travesseiro é uma preferência pessoal sua. Portanto, se você gosta de remodelar e mover seu travesseiro enquanto descansa, opte por um travesseiro mais leve pode ser a melhor escolha.

3. Qualidade do enchimento

Em cada tipo de travesseiro, a qualidade é importante para o conforto, o suporte e a longevidade – e isso se refletirá no preço. Depois de decidir o tipo de travesseiro adequado, selecione o de melhor qualidade e considere também o orçamento que cabe no seu bolso.

4. Tamanho

Para a maioria das pessoas, um travesseiro de tamanho padrão é suficientemente grande. Se você preferir um travesseiro maior, tudo bem, desde que você possa manter sua postura de sono alinhada. A espessura do travesseiro deve permitir que você durma com a cabeça, o pescoço e os ombros alinhados com a coluna. Além disso, deve proporcionar conforto.

Certifique-se de que a capa da fronha e a fronha se encaixam corretamente. Não coloque um travesseiro grande em uma capa pequena ou deixe um travesseiro de tamanho padrão “perdido” em uma fronha extra grande.

5. Tecido

Use tecidos naturais e respiráveis para cobrir seus travesseiros. Capas de travesseiro sob fronhas ajudam a prolongar a vida útil do travesseiro, protegendo-o contra manchas e suor. Almofadas decorativas ficam ótimas na cama, mas devem ser removidas antes de dormir.

6. Química

Materiais sintéticos como a espuma de poliéster são feitos através de processos químicos, e muitos travesseiros são submetidos a tratamentos antimicrobianos. Por isso, conheça a química com a qual foi feita a espuma e o revestimento de sua escolha de travesseiro para dormir bem.

E  esteja disposto a fazer um investimento em um produto bem feito e considere suas próprias alergias e sensibilidades químicas ao selecionar um tipo de travesseiro.

Gostou do artigo? Compreendeu melhor qual tipo de travesseiro atende suas necessidades de sono?  Então, confira também o artigo com “6 benefícios de dormir bem para a saúde“!