Depois de um bom prato de comida, você começa a bocejar e sente vontade de tirar uma soneca por algumas horas. Certamente, você conhece bem essa situação e deve se perguntar: “Por que sinto tanto sono após o almoço?”.
Em entrevista ao The Huffington Post, da Austrália, o especialista Robbie Clark explica. “Sentir sono após o almoço ou sentir-se um pouco cansado depois de comer uma refeição é perfeitamente normal. Existem algumas razões pelas quais experimentamos esse sono após o almoço. Contudo, a principal razão é o processo digestivo”, diz Clark.
Processo digestivo pode causar sono após o almoço
Para realizar o processo digestivo, o corpo utiliza uma determinada quantidade de energia para digerir o alimento ingerido. “Nosso corpo requer energia para funcionar e sobreviver. Nós a obtemos por meio das calorias contidas nos alimentos, que são metabolizadas pelo nosso organismo através do processo digestivo. As calorias são convertidas em glicose. Então, os macronutrientes fornecem energia para nosso corpo”, explica o especialista.
Outra razão pela qual podemos nos sentir sonolentos depois do almoço é devido à quantidade de insulina produzida após certas refeições. Por consequência, isso pode aumentar a produção dos chamados hormônios da felicidade e do sono.
“Depois de comer – particularmente alimentos açucarados – a insulina é produzida pelo pâncreas. Depois, o órgão converte esses açúcares (glicose) circulantes na corrente sanguínea em glicogênio dentro de nossas células”, citou o médico.
A secreção excessiva de insulina faz com que o aminoácido essencial triptofano se mova para o cérebro. Uma vez no cérebro, o triptofano leva ao aumento da produção de serotonina e melatonina. Os dois tipos de hormônios promovem a sensação de bem-estar e ajudam a regular o sono. Curiosamente, cerca de 90 por cento da serotonina do corpo é encontrada no intestino, onde ela tem a função de regular os movimentos intestinais.
Como os carboidratos interferem no sono
A quantidade de carboidratos que comemos no almoço pode afetar o quanto nos sentimos mais sonolentos depois. Os carboidratos contidos em alimentos como pão, arroz e batatas estimulam a produção de um hormônio neurotransmissor. Logo este hormônio é conhecido como serotonina, que é capaz de melhorar nosso humor. Entretanto, também nos deixa contentes e sonolentos.
Outro fator que pode contribuir para a sonolência após uma refeição é se você sofre de uma alergia alimentar ou intolerância. “Alergias e intolerâncias alimentares são geralmente associadas a problemas digestivos como inchaço. Ademais também estão associados problemas de gases, refluxo, indigestão, constipação ou diarreia”, enfatizou Robbie Clark.
“Finalmente, comer demais grandes porções e o consumo de refeições particularmente gordurosas podem deixar você com sono. Porque o corpo tem que trabalhar horas extras e utilizar mais energia para quebrar as moléculas das calorias.”
Outros alimentos que aumentam o sono
Segundo o especialista Clark, além dessas razões fisiológicas para o sono depois da ingestão, também há outros alimentos importantes que podem contribuir. “Embora todos os alimentos sejam digeridos da mesma maneira, nem todos eles afetam seu corpo da mesma maneira”, destacou ele.
“O consumo de carne de peru pode deixá-lo mais sonolento do que outros alimentos. Esse tipo de carne e outros alimentos ricos em proteínas, como espinafre, soja, ovos, queijo, tofu e peixe, contêm níveis mais altos de triptofano. As cerejas afeta os níveis de melatonina, que é o hormônio responsável pela indução do sono”. Outro alimento que induz à sonolência é o pão branco, quando comparado ao pão integral, ou multigrãos.
“Quando você consome pão branco, seu corpo absorve rapidamente os amidos sem fibra e os açúcares refinados, o que causa um pico nos níveis de glicose no sangue. Esse pico é de curta duração e resulta na queda dos níveis de glicose no sangue, o que pode causar cansaço e sonolência “, finalizou Clark.