Falar enquanto dorme pode parecer engraçado, mas isso pode ser indicativo de um dos distúrbios do sono que mais acometem as crianças: o sonilóquio. O ato de falar dormindo é o que caracteriza o sonilóquio, um tipo de parassonia que pode gerar outros transtornos do sono, como a insônia.
Logo, a “tagarelice” noturna pode ser inofensiva. Mas, em alguns casos, o quadro pode agravar, e o paciente tem o problema prolongado por noites seguidas. Há estudos também que apontam que, em determinadas situações, quem sofre dessa parassonia acaba falando palavras ofensivas ou vulgares.
Decerto, quem tem o distúrbio normalmente não fala mais do que 30 segundos por episódio. No entanto, algumas pessoas dormem conversando durante a noite inteira.
Características do sonilóquio
A conversa durante o sono pode envolver sons simples ou discursos longos e que envolvem frases completas e até compreensíveis. Enquanto alguns falantes do sono parecem estar conversando com eles mesmos, outros parecem dialogar com outras pessoas, soltam sussurros ou gritam.
Quem fala enquanto dorme?
Muitas pessoas falam enquanto dormem, mas esse distúrbio é mais comum nas crianças. Mais de 50% das crianças com idades de 3 e 10 anos de idade conversam enquanto dormem. Ademais, um pequeno número de adultos – cerca de 5% – fala sozinho durante o período de sono REM e n-REM.
O que causa o sonilóquio?
Os cientistas ainda não têm certeza se a fala durante o sono está ligada a devaneios noturnos porque ela pode ocorrer em qualquer fase do sono. A fala durante o sono geralmente ocorre sem ser desencadeada por outros fatores, e é quase sempre inofensiva, apesar de irritante. No entanto, em alguns casos, pode ser um sinal de um distúrbio do sono mais grave.
O distúrbio de comportamento do sono REM e os terrores do sono são dois tipos de distúrbios do sono que fazem com que algumas pessoas gritem durante o sono. Os terrores do sono, também chamados de terrores noturnos, geralmente envolvem gritos assustadores, surras e chutes.
É difícil acordar alguém tendo um terror do sono. Crianças com terrores do sono geralmente dormem conversando e sonambulando.
As pessoas com RBD gritam, gritam, gritam e encenam seus sonhos, muitas vezes violentamente. O sono também pode ocorrer com sonambulismo e transtorno alimentar noturno relacionado ao sono (N-REM). EM resumo, esta é uma condição em que uma pessoa come enquanto dorme.
Outras coisas que podem causar sonolência incluem estresse emocional, febre, uso de medicamentos, abuso de substâncias e transtorno de saúde mental.