Você ronca muito enquanto está dormindo? Idosos que sofrem com esse distúrbio reclama de ter o sono interrompido durante a noite. Além disso, despertam com falta de ar e ainda prejudica o sono de quem dorme ao lado. O ronco noturno, aliás, é um dos grandes motivadores de brigas entre os casais.

Embora existam numerosas causas do ronco noturno, o resultado final é sempre o mesmo: sons emitidos em variados níveis e intensidades, provocados pelo relaxamento dos músculos da garganta e da língua, que obstruem as vias aéreas. A obstrução, por sua vez, provoca o atrito do ar quando o indivíduo respira.

Fatores e causas do ronco noturno em idosos

As causas do ronco noturno podem ser atribuídas a uma variedade de fatores:

Apneia obstrutiva do sono: A apneia obstrutiva do sono caracteriza-se por ronco alto e frequente, além de pausas intermitentes na respiração. Logo, este é um distúrbio do sono potencialmente grave que precisa ser avaliado por um médico. O tratamento adequado pode aliviar seus sintomas e proporcionar benefícios para a saúde a longo prazo.

Idade: O envelhecimento aumenta o potencial de ronco. Porque os músculos da garganta e da língua tendem a ficar ainda mais relaxados.

Fumo: Fumar contribui para o surgimento do ronco. Afinal, a fumaça irrita as mucosas nas vias aéreas, fazendo com que elas fiquem inflamadas e inchadas.

Consumo de álcool: O álcool relaxa os músculos da garganta e facilita a obstrução das vias aéreas. Então, evite beber muito álcool antes de dormir.

Obesidade: As pessoas com excesso de peso geralmente têm um volume maior de tecido na garganta, o que estreita a circunferência das vias aéreas.

Medicamentos: Certos medicamentos, como pílulas para dormir, podem fazer com que os músculos da garganta e da língua se relaxem e voltem a fechar as vias aéreas.

Anatomia da boca: Ter uma língua mais avolumada ou amígdalas inchadas pode contribuir para o ronco. Isso porque essas estruturas bucais acabam por bloquear as vias aéreas, fazendo o ar vibrar durante o sono. Certas deformidades do nariz, como é o caso do desvio de septo, também podem ocasionar o ronco.

Alergias e infecções dos seios da face: Algumas pessoas roncam apenas durante o processo alérgico ou quando têm uma infecção sinusal.

Quando procurar tratamento

O ronco ocasional geralmente não é um incômodo para a maioria das pessoas. Contudo, o ronco alto e constante é frequentemente associado à apneia obstrutiva do sono, um transtorno grave que apresenta grandes riscos para a saúde.

Como evitar o ronco noturno?

A melhor forma de evitar esse distúrbio é prevenindo as causas do ronco noturno. Uma vez que você e seu médico descartaram a apneia do sono, os problemas anatômicos ou outros problemas de saúde como fatores causadores do ronco, a condição geralmente pode ser prevenida por métodos não-invasivos baseados em mudanças no estilo de vida.

Tais alterações de rotina incluem deixar de fumar, perder peso, fazer uma dieta balanceada, evitar o consumo de álcool e das refeições pesadas antes de deitar. Além disso, dormir de lado e apoiar a cabeça com travesseiros um pouco mais altos podem amenizar o ronco.