Você provavelmente já percebeu que o estresse pode prejudicar a qualidade do seu sono, mas você pode não saber exatamente como isso acontece e o real motivo. Basicamente, é porque sentir-se estressado aumenta sua excitação fisiológica e psicológica de maneiras que são incompatíveis com o estado em que seu corpo e a mente precisam para relaxar e cair no sono reparador.
Então, se você não consegue relaxar após um dia difícil mesmo quando já está embaixo das cobertas, o sono de boa qualidade precisará de um esforço extra. Além de dificuldade em adormecer profundamente, o tempo que você gasta no sono profundo e restaurador (estágios 3 e 4) também pode ser reduzido. Somando-se a tudo isso, a frustração de dormir mal durante a noite provocará mais estresse durante o dia.
Então, como você pode saber se está ou não muito estressado para dormir profundamente? Seu corpo e sua mente provavelmente darão algumas pistas se seu estresse pode afetar o sono.
Aqui estão três pistas:
Você não consegue desligar sua mente, sempre ativa
Mesmo em lugares calmos e em situações tranquilas, você não consegue se desligar das preocupações e frustrações diárias, e sua mente parece que nunca pára de funcionar.
Seus músculos estão seriamente tensos
Se você está sofrendo de tensão muscular e dores relacionadas ao estresse, como dor no pescoço e nos ombro, enxaquecas, que atrapalham o sono e causam muito desconforto. Para complicar ainda mais a situação, a privação do sono pode preparar o cenário para que você experimente ainda mais dores de cabeça tensionais e sensibilidade à dor aumentada no dia seguinte.
Seu coração está batendo mais rápido
A frequência cardíaca acelerada ou variável é um sintoma de estresse comum, e está associada a níveis aumentados de cortisol (um hormônio do estresse), à maior tensão física e ao aumento dos efeitos de excitação autonômica, que não são propícios para quem pretende dormir bem. Pelo contrário, essa combinação de fatores é uma configuração para o desenvolvimento de alguns distúrbios do sono.
Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para elaborar um plano de combate ao estresse. A qualidade e o estilo de vida influenciam muito o estado de estresse de uma pessoa. E a melhor forma de reverter o quadro é praticando exercícios de relaxamento, ioga, meditação, exercícios físicos e atividades que ajudem o corpo e a mente a relaxarem.