Antes da década de 1950, os cientistas acreditavam que, quando as pessoas dormiam, seus cérebros e corpos iriam para o modo “desligamento”. Ou seja, eles entravam em um estado passivo, que poderia ser revertido no dia posterior. Mas após longos anos de pesquisas, o que já se sabe atualmente é que existem 4 fases do sono. Então, o ciclo do sono é muito mais complicado e muito mais ativo do que os cientistas pensaram no passado.
Quando uma pessoa dorme, seu cérebro passa por vários padrões de atividade, ou, como já dissemos, fases do sono. É um ciclo previsível que inclui duas partes distintas – NREM, ou sono não REM, além do ciclo REM, que significa “Movimento Rápido dos Olhos”.
Veja o que acontece em seu corpo durante as 4 fases do sono
Primeiro estágio ou fase do sono
Em poucos minutos, seu cérebro produz o que se chama de ondas alfa e theta e seus movimentos oculares têm a velocidade reduzida. Log, esta introdução ao sono é relativamente breve, com duração de até sete minutos. Sendo assim, você está no estágio leve do sono. Isso significa que está um pouco alerta e pode ser facilmente despertado. É durante a primeira das fases de sono que as pessoas frequentemente se entregam às sonecas.
Segundo estágio ou fase do sono
Durante esta fase, que também é bastante leve, o cérebro produz aumentos súbitos na frequência da onda cerebral. Portanto, esse estágio do sono médio consome cerca de 45% do período de sono noturno, apresentando uma característica peculiar. É aqui que o movimento dos olhos é interrompido. Em seguida, as ondas cerebrais ficam muito lentas e a temperatura do corpo e a pressão sanguínea são reduzidas. Decerto, isso explica também a sensação de frio que temos durante a madrugada.
Etapas Três e Quatro
Este estágio é o início do sono profundo, já que o cérebro começa a produzir ondas delta mais lentas. Você não experimentará nenhum movimento do olho ou atividade muscular. Neste ponto, torna-se um pouco mais difícil ser despertado, porque seu corpo se torna menos sensível aos estímulos externos.
O cérebro produz ainda mais ondas delta e você se move para um estágio de sono ainda mais profundo e mais restaurador. Nesta etapa, é difícil acordar durante este estágio. Isto é, quando o corpo repara músculos e tecidos, estimula o crescimento e o desenvolvimento, aumenta a função imune e acumula energia para o dia seguinte.
Movimento Rápido dos Olhos, ou Sono REM: Você geralmente entra no sono REM aproximadamente 90 minutos depois de adormecer e cada estágio REM pode durar até uma hora. Um adulto tem, em média, cinco a seis ciclos REM por noite. Durante esta fase final do sono, seu cérebro se torna mais ativo. Isto é, quando a maioria dos sonhos ocorrem, seus olhos se mexem rapidamente em diferentes direções (daí, o nome!).
A frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam, a respiração torna-se rápida, irregular e superficial. O sono REM desempenha um papel importante na aprendizagem e na função da memória, pois é quando seu cérebro se consolida e processa informações do dia anterior para que possa ser armazenado em sua memória de longo prazo.
É importante notar que essas fases possuem diferentes tempos de duração em várias idades. Portanto, o ciclo do sono de um bebê será bem diferente do ciclo de um indivíduo adulto ou de um idoso.