Você costuma falar durante enquanto dorme? Já levantou e foi até a cozinha se alimentar, mesmo estando dormindo? Saiba que esses podem ser indícios de que você sofre de parassonias
O termo “parassonia” refere-se a todas as atividades que as pessoas podem fazer dormindo. Alguns exemplos de parassonias incluem os transtornos alimentares relacionados ao sono, sonambulismo e pesadelos. Além disso, distúrbios como paralisia do sono e distúrbio do comportamento do sono REM estão inseridos nesse transtorno. A sexônia, que se refere aos atos sexuais enquanto uma pessoa dorme, também é um tipo de parassonia.
Quando ocorrem as parassonias?
Esses distúrbios tão comuns podem ocorrer quando uma pessoa está adormecida ou em qualquer ponto do ciclo do sono. Se eles acontecem durante o período de sono, o portador da desordem pode ter alucinações perturbadoras ou paralisia do sono. Cale lembrar que a paralisia que é quando o corpo não consegue se mover por segundos ou minutos. Logo, a paralisia pode ser bastante assustadora, especialmente quando ocorre com alucinações.
As parassonias que ocorrem durante o sono, como o distúrbio do comportamento do sono REM, geralmente envolvem comportamentos vigorosos e perigosos, relacionados a agressões físicas. O distúrbio REM é um transtorno cerebral que atinge frequentemente os homens com mais de 50 anos de idade, mas pode afetar pessoas de qualquer idade, especialmente quem toma medicamento controlado, como antidepressivos, medicamentos para transtornos neurológicos, podendo afetar também quem sofre de narcolepsia ou já teve acidente vascular cerebral.
Além disso, há parassonias que ocorrem quando uma pessoa desperta de forma abrupta ou parcial, como excitações confusas, sonambulismo e terrores noturnos. As alucinações relacionadas ao sono também podem ocorrer quando o indivíduo está acordando.
O que causa uma parassonia?
As parassonias são, em parte, causadas por fator genético em muitos casos. Acredita-se que os distúrbios cerebrais também contribuem para desencadear alguns tipos de parassonias, como o distúrbio REM.
Como um portador de parassonia pode ser protegido?
Para quem tem sonambulismo, por exemplo, o ideal é instalar alarmes nas portas da casa, o que ajuda a despertar uma pessoa durante um episódio. Além disso, uma pessoa que sofre de parassonia não deve dormir em um beliche superior, ou ao lado de uma janela. É importante remover objetos afiados e pontiagudos da área da cabeceira e ter certeza de que os companheiros de quarto e os membros da família estão cientes do problema e do que fazer a respeito durante uma crise.