Seu filho adolescente está insistindo em ficar no celular antes de dormir? Ou você está pensando em dar um celular ao seu filho para fins de segurança? Essa é uma boa decisão, mas você já pensou sobre os efeitos adversos dos celulares sobre a saúde dos adolescentes e jovens? Se não, por favor, leia nosso post sobre o efeito que o uso de telefones celulares causam sobre os adolescentes, especialmente em relação à qualidade do sono deles.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pelo Pew Research Center, 78% dos adolescentes com idades entre 12 e 17 anos têm telefones celulares. Mas eles não estão apenas usando o aparelho para efetuar ligações. Um em cada quatro adolescentes têm acesso à internet e aproveitam esse recurso para ficarem conectados praticamente 24 horas por dia, sete dias por semana.
Não há dúvida de que o telefone celular é uma ferramenta muito útil. Hoje, os aparelhos smartphones são uma parte importante da sociedade, pois facilitam a comunicação com colegas, amigos e parentes. Mas toda tecnologia que fornece tais benefícios vem com um preço consequente a se pagar. O impacto dos telefones celulares na juventude e na sociedade é astronômico, sendo algo que requer atenção. Veja como os telefones celulares afetam os adolescentes.
Efeitos adversos dos celulares sobre a saúde dos adolescentes inclui a tendinite
Qual é o impacto dos smartphones na vida social dos jovens? Os adolescentes são totalmente viciados em mensagens de texto. Contudo, a escrita em excesso de mensagens pode levar à tendinite, um dos problemas que mais comprometem as articulações, podendo causar dor nas mãos, costas e pescoço devido à má postura. Isso também pode prejudicar a visão ao longo do tempo.
Estresse
O estresse também é um dos efeitos adversos dos celulares sobre a saúde dos adolescentes. Ter um celular vai seduzir o adolescente a passar o dia todo conversando ou enviando mensagens de texto, em vez de fazer algo produtivo. Estudos provaram que os adolescentes que gastam muito do seu tempo com seus telefones celulares são mais propensos ao estresse e à fadiga. Também pode levar a distúrbios psicológicos em alguns casos e à insônia. Aliás, os problemas de sono relacionados ao uso frequente dos celulares só aumenta entre os jovens e adolescentes.
Perda do Sono
A maioria dos adolescentes mantém seus celulares por perto enquanto dorme para responder a textos e ligações. Eles se sentem pressionados para permanecerem acessíveis o tempo todo e isso leva à interrupção do sono e ao sono de má qualidade. Adolescentes também se tornam irritáveis quando são privados de sono.
Segurança do telefone celular para adolescentes:
É preciso ensinar seus filhos adolescentes sobre como usar os celulares com responsabilidade. Eles também precisam ter limites acordados para o uso do telefone celular. Aqui estão algumas maneiras de evitar efeitos negativos de celulares em adolescentes:
- Negocie com seu filho adolescente qual deve ser a quantidade aceitável de tempo e dinheiro gasto em telefones celulares.
- Diga a ele / ela para refrear seu impulso de responder ao texto.
- Desligar o celular enquanto dirige é a melhor opção.
- Desligar o celular antes de adormecer ajudará a manter um horário regular de sono.
Por fim, ensine seu filho adolescente que conversas curtas a moderadas em celulares podem reduzir a possibilidade de câncer. Limite a conversa a não mais do que 20 minutos por dia.