Os estudos do sono ajudam os médicos no diagnóstico dos distúrbios do sono como apneia do sono e distúrbios periódicos dos movimentos dos membros. Além disso, distúrbios como narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, insônia e sonambulismo também fazem parte dos estudos do sono

estudos do sono

Muitas vezes, esses distúrbios não podem ser identificados com uma consulta normal. Em suma, um médico ou pesquisador do sono precisa coletar mais provas conclusivas enquanto o paciente dorme.

Igualmente, um estudo do sono mais conciso também pode envolver pesquisas aprofundadas com grupos de pacientes. Isso inclui tanto os que sofrem de algum distúrbio quanto os que não sofrem – aparentemente.

Então, esta é uma forma de fazer comparações de comportamentos do sono, analisando hábitos de vida e temperamento do pacientes. Além disso, outros aspectos podem influenciar na qualidade do sono e no estado de saúde mental e físico dos pacientes.

Os estudos do sono podem utilizar o exame de polissonografia, um teste não-invasivo. Ele permite aos médicos monitorar alguém enquanto dorme. Assim, os especialistas conseguem avaliar o acontece no cérebro e no corpo do paciente.

Para este teste, o paciente deverá pernoitar no laboratório de sono, que estará totalmente configurado para que o indivíduo durma lá. Geralmente, funciona como um tipo de internação no hospital ou centro de estudos do sono.

Enquanto o paciente dorme, um EEG monitora seus estágios de sono e os ciclos de sono REM e NREM, pelos quais a pessoa passa durante a noite. Desse modo, é possível identificar possíveis interrupções no padrão do sono.

Um estudo do sono também medirá outros aspectos, como o movimentos dos olhos, os níveis de oxigênio no sangue (através de um sensor – não há agulhas envolvidas). Além de taxas de respiração e batimentos cardíacos, ronco e movimentos corporais.

Como são feitos os estudos do sono de um paciente?

estudo da apneia

Um estudo do sono é feito em uma sala escura, projetada com todo o conforto para dormir. Com isso, o paciente deverá chegar cerca de duas horas antes de dormir.

Antes de ir para a cama na sala de exame, um técnico colocará sensores, ou eletrodos, na cabeça e no corpo. Contudo, a pessoa ainda terá muito espaço para se movimentar e se sentir confortável.

Os tecnólogos polissonográficos monitoram tudo durante a noite e podem ajudar o paciente, caso necessário. Muitas pessoas se perguntam como poderão dormir bem nessas condições, mas não há motivos para tanta preocupação.

E não é necessária uma noite inteira de sono profundo para coletar informações úteis, que serão estudadas e avaliadas posteriormente.

Os dados do estudo do sono serão geralmente tomados por um tecnólogo e, posteriormente, avaliados pelo médico especialista.

Milhares de brasileiros precisam passar por um estudo do sono

No Brasil, mais de 70 milhões de pessoas são afetadas por distúrbios crônicos e problemas intermitentes de sono. Isso pode prejudicar significativamente a saúde, o estado de alerta e a segurança das pessoas.

Os distúrbios do sono não tratados têm sido associados à hipertensão, doenças cardíacas, derrame, depressão, diabetes e outras doenças crônicas.

Seu sono deve ser avaliado?

Para determinar se você pode se beneficiar de uma avaliação do sono, faça as seguintes perguntas:

  • Você tem dificuldade em pegar no sono ou permanecer dormindo
  • Você tem algum problema com o ronco? Alguém já lhe disse que você faz uma pausa na respiração ou que respira fundo quando dorme?
  • Suas pernas estão “ativas” à noite? Você sente formigamento, cãibras, coceira, dor ou outras sensações estranhas nas pernas enquanto está sentado ou deitado?
  • Você está tão cansado quando acorda de manhã que não consegue fazer suas atividades normalmente durante o dia?
  • A sonolência e a fadiga persistem por mais de duas a três semanas?

Se você respondeu sim a alguma destas perguntas, então uma avaliação completa do sono deve ser considerada.

Decerto, deve ser também discutida com seu médico. Antes da sua visita, pode ser útil monitorar seus padrões de sono e medicamentos.

Médicos clínicos e especialistas em sono

Dependendo do nível do distúrbio do sono sofrido pelo paciente, o médico clínico geral pode iniciar a avaliação. Então, ele realiza testes para distúrbios médicos específicos que afetam o sono.

Nesse caso, o médico pode até conseguir diagnosticar um problema de sono baseado apenas em sintomas, recomendando os tratamentos iniciais.

Posteriormente, o paciente pode ser encaminhado a um especialista em Medicina do sono para uma avaliação mais detalhada de suas queixas, de modo que possam ser iniciados tratamentos mais específicos.

Estudos do sono (polissonografias)

polissonografia

Após uma consulta inicial com seu médico ou um especialista em sono, você pode ser encaminhado para um estudo do sono. O termo médico para este estudo é “polissonografia”, um procedimento não invasivo, sem dor e que requer passar uma noite ou duas em uma instalação de sono. Durante uma polissonografa internação do paciente por uma noite.

Um técnico registra e monitora as múltiplas funções biológicas do paciente durante o sono, incluindo a atividade de ondas cerebrais, movimento dos olhos, tônus ​​muscular, ritmo cardíaco e respiração – tudo isso via eletrodos e sensores colocados na cabeça, no tórax e nas pernas.

Depois de uma noite inteira de sono sendo gravada, os dados serão tabulados por um tecnólogo e apresentados a um médico para interpretação.

Dependendo das ordens do médico, os pacientes podem receber terapia durante o estudo, que pode incluir medicação, terapias alternativas ou a chamada terapia de pressão positiva contínua nas vias aéreas, ou CPAP.

Perguntas importantes a fazer antes do seu estudo do sono

Um estudo do sono pode ser realizado em um hospital ou em uma clínica do sono independente. Pergunte se o laboratório ou o Centro do Sono para o qual você foi encaminhado é credenciado pela Associação Brasileira do Sono.

Este reconhecimento denota que a instalação adere aos mais altos padrões de atendimento para pacientes com distúrbios do sono.

Se você for encaminhado para um estudo do sono ou uma polissonografia, solicite que o técnico que conduz seu estudo seja um Técnico de Polissonografia Registrado.

Isso significa que o profissional é um técnico totalmente treinado, que atendeu aos rigorosos requisitos para ser credenciado pelo Conselho responsável.