Muitos de nós enfrentam problemas para dormir vez ou outra, devido ao estresse, longas viagens, doenças ou outras interrupções temporárias em sua rotina normal. Mas se os problemas do sono são uma ocorrência regular e interferem em sua vida diária, você pode estar sofrendo de distúrbios do sono.

distúrbios do sono

Os distúrbios do sono causam mais do que apenas a sonolência diurna; eles podem provocar sérios danos à saúde física e mental, levando à perda de memória e ganho de peso. Além disso, pode ocorrer depressão, mau humor, problemas de pressão e cardíacos e muito mais.

O que são distúrbios do sono?

Esta é uma condição que afeta a capacidade do indivíduo de passar do estado de vigília para o sono, em todas as suas fases, até atingir o sono REM, que é a fase do sono profundo, onde sonhamos e temos o chamado sono reparador.

Embora seja normal sentir dificuldades para dormir ocasionalmente, a insônia persistente pode indicar causas mais graves e que precisam de investigação e tratamento.

Ter problemas para dormir constantemente pode ser uma experiência frustrante e debilitante. O sono noturno insuficiente causa maior cansaço pela manhã e consome toda a sua energia durante o dia.

E então, não importa o quão exausto você se sinta à noite, pegar no sono ainda é muito difícil. Assim o ciclo recomeça, afetando gravemente seu humor, energia, eficiência e capacidade de lidar com o estresse.

Ignorar esses problemas e os possíveis distúrbios do sono pode prejudicar sua saúde física, seu desempenho no trabalho e colocar uma pressão sobre seus relacionamentos.

Se você quer se sentir bem, se manter saudável e ser mais ativo durante o dia, o sono de qualidade é uma necessidade, não um luxo. Mesmo que você tenha lutado com os problemas de sono por tanto tempo, você ainda pode aprender a dormir melhor.

Você pode começar rastreando seus sintomas e padrões de sono e, em seguida, fazer mudanças saudáveis ​​em seus hábitos diurnos e em sua rotina de sono.

Se a auto-ajuda não resolver o problema, você pode recorrer a especialistas em Medicina do Sono e a tantas terapias alternativas, que incluem ioga, meditação e até o consumo de alimentos que ajudam a relaxar.

Tipos de distúrbios do sono comuns

Insônia

A insônia, a incapacidade de cair no sono ou de dormir profundamente à noite, pode ser causada por inúmeros fatores; dentre os mais comuns estão o estresse, as mudanças de fuso-horário, doenças, medicamentos que você toma ou mesmo a quantidade de café que você bebe. A insônia também pode ser causada por outros distúrbios do sono ou transtornos do humor, como ansiedade e depressão.

insônia

Seja qual for a causa de sua insônia, melhorar sua higiene do sono, revisar seus hábitos diurnos e aprender a relaxar ajudará a sanar ou amenizar a maioria dos casos de insônia, sem depender da prescrição de remédios para dormir.

Apneia do sono

A apneia é um distúrbio comum (e tratável), no qual sua respiração pára temporariamente durante o sono, despertando-o com frequência.

Se você tiver apneia do sono, talvez não se lembre desses despertares, mas provavelmente se sentirá exausto durante o dia, irritado e deprimido, ou verá uma diminuição na sua produtividade.

A apneia do sono é um distúrbio do sono grave e potencialmente fatal, portanto consulte um médico imediatamente e saiba o que você pode fazer para se tratar.

Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)

A síndrome das pernas inquietas (SPI) é um distúrbio do sono que provoca um desejo quase irresistível de mover as pernas (ou braços) à noite.

O desejo de se mover ocorre quando você está descansando ou deitado e geralmente é devido a sensações desconfortáveis, formigantes, doloridas ou arrepiantes.

Há muitas maneiras de ajudar a gerenciar e aliviar os sintomas, incluindo remédios de auto-ajuda que você pode usar em casa.

Narcolepsia

A narcolepsia é um distúrbio do sono que envolve sonolência diurna excessiva e incontrolável. É causada por uma disfunção do mecanismo cerebral que controla o sono e a vigília.

Se você tem narcolepsia, você pode ter “ataques de sono” enquanto conversa com alguém, dirigindo, trabalhando ou mesmo estudando.

Embora ainda não exista cura, uma combinação de tratamentos pode ajudar a controlar os sintomas e permitir que você desfrute de muitas atividades normalmente.

Ritmo circadiano

Distúrbios do sono – Ritmo circadiano

Aquilo que chamamos de relógio biológico interno regula nosso ciclo de sono-vigília de 24 horas, sendo também conhecido como ritmo circadiano. A luz é o principal fator que influencia os ritmos circadianos.

À noite, quando há menos luz, o cérebro desencadeia a liberação de melatonina, um hormônio que promove a sensação de sono. Quando o sol surge de manhã, o cérebro diz ao corpo que é hora de acordar.

Quando os seus ritmos circadianos são interrompidos ou estão desregulados, você pode sentir-se grogue, desorientado e sonolento em momentos inconvenientes.

Os ritmos circadianos têm sido associados a uma variedade ou problemas de sono e distúrbios do sono, bem como depressão, transtorno bipolar e transtorno afetivo sazonal.

Transtorno do sono por turnos de trabalho

Transtorno do sono por turnos de trabalho ocorre quando o seu horário de trabalho e seu relógio biológico estão fora de sincronia.

Como resultado da privação do sono, você pode lutar contra a sonolência e a letargia mental no trabalho, reduzindo sua produtividade e colocando-o em riscos de lesão e acidentes.

Para reduzir o impacto do trabalho por turnos no seu sono, siga os passos abaixo:

  • Faça intervalos regulares e minimize a frequência das mudanças de turno;
  • Ao mudar de turno, solicite um turno posterior, em vez de anterior, pois é mais fácil se ajustar no tempo, em vez de retroceder;
  • Naturalmente regule seu ciclo vigília-sono aumentando a exposição à luz no trabalho (use luzes fortes) e limitando a exposição à luz quando for hora de dormir;
  • Evite telas de TV e computador, e use cortinas blackout ou cortinas pesadas para bloquear a luz do dia em seu quarto;
  • Considere tomar melatonina quando for a hora de dormir.

O que esperar em uma clínica ou centro de sono

Um especialista irá observar seus padrões de sono, ondas cerebrais, frequência cardíaca, movimentos rápidos dos olhos e mais aspectos utilizando dispositivos de monitoramento ligados ao seu corpo.

Dormir com os fios ligados a você pode parecer difícil, mas a maioria dos pacientes se acostuma com isso rapidamente.

O especialista em sono irá, então, elaborar um programa de tratamento, se necessário. Um centro de sono também pode fornecer equipamentos para monitorar suas atividades (acordadas e dormindo) em casa.