Caso seu bebê não esteja sofrendo de um distúrbio mais sério, você pode seguir algumas dicas para o bebê recém-nascido dormir facilmente!

Todos ouvimos a expressão “dormir como um bebê”. Contudo, às vezes, fazer seu bebê recém-nascido dormir é mais difícil do que parece. Os pais acham que que as razões mais comuns para um bebê chorar e não conseguir pegar no sono são fome e cansaço. No entanto, nem sempre as razões reais sejam mesmo essas.

Os pequenos realmente têm hábitos de sono completamente diferentes dos hábitos dos adultos. Inclusive porque os bebês precisam dormir mais. Então, é adequado começar aos poucos, criando uma rotina de sono para a criança. Assim, ela vai se acostumando a dormir sempre nos mesmos horários ao longo do tempo.

Reconhecendo os sinais do choro do bebê

Em muitas ocasiões, os bebês choram porque sentem sono ou porque querem o colo da mamãe. O estresse acaba fazendo com que eles sintam mais dificuldade em dormir em determinadas horas. Mas nem sempre o choro é sinal de fome ou de pura manha. É preciso saber reconhecer os sinais do estresse da criança, que pode ser resultado de cólica, frio, insegurança, entre outros fatores.

Faça massagens no seu recém-nascido

Massagens como a shantala são muito indicadas aos recém-nascidos e pode ser feita tanto pelo pai quanto pela mãe. Delicadamente, os pais vão massageando o corpinho da criança com movimentos para cima e para baixo, movimentos circulares e laterais, sempre de leve. Para facilitar, use óleos especiais para a pele infantil. Isso ajuda o bebê a relaxar, reduz as cólicas e proporciona um bom funcionamento do intestino do nenê.

Deixe seu bebê dormir junto

Muitos médicos não recomendam que a criança durma no mesmo quarto dos pais, justamente para que o bebê crie independência na hora de dormir. Mas, caso seja necessário, coloque seu bebê em um berço próximo à sua casa, pelos menos nos primeiros dois meses de nascido. Assim, ele se sentirá mais seguro para relaxar e adormecer.