Seu parceiro mantém você acordado a noite toda com a respiração ruidosa? Essas dicas podem ajudar você a conseguir dormir com alguém que ronca!
Você deixa o quarto bem escuro, coloca lençóis limpos em sua cama e desliga todos os aparelhos eletrônicos para, enfim, dormir. Contudo, para muitas pessoas, há um detalhe importante dentro do ambiente que elas não podem controlar: o ronco do(a) parceiro(a). Se você está na turma dos que sofrem com esse problema todas as noites, confira algumas dicas para conseguir dormir com alguém que ronca.
Dica 1 – Troque os travesseiros a cada seis meses
Em razão do congestionamento nasal, os alérgicos têm maior probabilidade de roncar. Ainda que os travesseiros passem por um processo de higienização, eles naturalmente absorvem a poeira contida no ambiente. Especialmente se não forem lavados com frequência. Da mesma forma, os lençóis também podem conter esses alérgenos comuns. Então, considere limpá-los ou trocá-los a cada seis meses para aliviar o ronco do seu parceiro e facilitar o processo de dormir com alguém que ronca.
Dica 2 – Mude o ângulo de elevação da cama
Elevar a cabeceira da cama em cerca de quatro centímetros (use blocos ou livros sob os pés da cama dianteiros) pode ajudar a descongestionar as vias nasais de quem tem problemas com ronco. Para uma opção de manutenção mais baixa, peça ao seu parceiro que durma em um travesseiro mais grosso, para que a cabeça dele fique mais elevada.
Dica 3 – Peça para o roncador mudar a posição de dormir
Às vezes, o ronco pode ser devido à posição de dormir. Se o seu parceiro dorme de costas, o ronco pode ser o resultado do relaxamento da língua, que cai para trás e fica próxima à garganta, bloqueando parcialmente as vias aéreas. Nesse caso, você pode sugerir ao seu parceiro que durma em uma posição lateral. Pois dormir de lado é mais confortável e permite a respiração mais adequada.
Dica 4 – Uso do descongestionante nasal
Tiras nasais ou um descongestionante nasal tomado antes de dormir também podem ajudar. Primordialmente se as alergias do roncador forem sazonais. No entanto, antes de usar qualquer tipo de medicamento, considere buscar a avaliação de um médico especialista. Ele poderá investigar mais a fundo as causas do ronco.