O período de retirada das fraldas dos bebês – o chamado desfralde – é um momento novo, tanto para os pais quanto para a criança. O desfralde indica que os pequenos já conseguem ter mais autonomia e controle sobre suas próprias necessidades fisiológicas. Por outro lado, a retirada da fralda requer um período de adaptação das crianças, inclusive porque o desfralde noturno pode comprometer o sono infantil.

Como o desfralde noturno pode comprometer o sono infantil?

A transição do uso da fralda para o troninho infantil normalmente é feita durante alguns meses. O processo começa quando a criança já consegue demonstrar, por gestos ou palavras, que precisa urinar ou defecar. O mais comum é que primeiro ocorra o desfralde diurno. Após a criança se habituar sem as fraldas durante o dia, os pais passam então a tentar o desfralde à noite.

É justamente nesse momento que ocorrem algumas dificuldades, que podem comprometer a qualidade do sono dos pequenos e também dos pais. O desfralde noturno é mais complexo porque as crianças estão dormindo e, portanto, não conseguem distinguir o que é a real necessidade de fazer xixi do que é apenas um sonho.

Nesse cenário, surge o que chamamos de enurese noturna, que é o famoso “fazer xixi na cama”. Essa disfunção requer um processo de aprendizagem dos pais e seus filhos. É preciso que os pais entendam que a enurese é um problema comum, que afeta muitas crianças.

Os pequenos não devem ser vitimizados e nem precisam se sentir culpados, inclusive para que o medo de fazer xixi na cama não provoque um estado de insônia.

Insônia em decorrência da enurese noturna

Além da ausência das fraldas, outros fatores podem contribuir com a insônia e outros distúrbios do sono infantil. Embora as crianças não se preocupem se vão ou não urinar na cama durante o sono, muitas delas sentem medo de serem repreendidas pelos pais por causa da enurese.

É o medo da repreensão que pode ocasionar diferentes distúrbios do sono, incluindo a paralisia e o terror noturno. Por isso, é importante que os pais tenham atitudes positivas, incentivando as crianças e nunca repreendendo em casos assim.

Dica para fazer o desfralde e manter a qualidade do sono nas crianças

O período de desfralde pode parecer um bicho de sete cabeças para os pais, mas algumas dicas podem ajudar na transição. É importante, antes de tudo, compreender que saúde física e mental das crianças está em jogo. E o sono tem um papel fundamental nisso.

Vale lembrar que qualquer mudança sob condições de estresse pode levar aos distúrbios do sono infantil. Então, vale trocar a fralda pelo troninho com muito bom humor e nenhuma pressão sobre os pequenos.

Confira algumas dicas para fazer o desfralde sem atrapalhar o sono do bebê:

  •  Adote o uso de um quadro de desfralde, onde você pode controlar as datas em que seu filho dormiu sem a fralda;
  •  Ainda usando o quadro de desfralde, use o sistema de recompensa: cada vez que seu filho não fizer xixi na cama, ele ganha uma estrelinha pela sua conquista.

Além disso, utilize capas plásticas protetoras no colchão da criança. Ela se sentirá mais segura, sabendo que, mesmo que urine no colchão, isso irá atrapalhar seu sono.