Quando o assunto qualidade de vida e dormir bem, existem ainda muitos mitos sobre o sono. Logo, há também muitas dúvidas sobre o que é um sono normal e o que é um problema que precisa ser investigado e tratado. Entender algumas questões importantes, como superar a privação do sono, é parte integrante para permanecer saudável. Contudo,  isso pode ser difícil de conseguir quando tantos mitos permeiam o assunto.

Para acabar de vez com algumas das dúvidas corriqueiras, este artigo desvenda os cinco mitos sobre o sono mais comuns.

1. Mito ou verdade: “Preciso apenas de algumas horas de sono.”

Mito e verdade: obter uma quantidade adequada de sono melhora a sua saúde física e mental. O sono de boa qualidade repara os músculos, aumenta sua imunidade e melhora as habilidades de tomada de decisão do seu cérebro. Mas quantidade de sono que cada pessoa precisa varia muito: os adultos geralmente precisam de sete a nove horas de sono por noite. Por outro lado, as crianças e adolescentes costumam dormir uma média de 10 horas por noite.

No entanto, há adultos que, mesmo com menos horas de sono, se dizem dispostos e com a saúde em dia. Isso acontece porque, mesmo com um período de sono mais curto, ainda sim ele consegue atingir todos as etapas naturais do sono.

2. Mito ou verdade: “Ter dificuldade frequente em adormecer não é preocupante.”

Mito: a insônia é um transtorno grave do sono que provoca a incapacidade de uma pessoa dormir à noite e estar bem disposta durante o dia. A insônia pode ter diferentes níveis; a versão crônica ocorre quando o sono de uma pessoa é interrompido pelo menos três noites por semana, durante pelo menos três meses.

A diminuição do desempenho no trabalho, a sonolência diurna e o mau humor podem ser os primeiros sintomas da desordem do sono. Se você acha que está passando por esse tipo de problema de sono, fale com seu médico sobre as opções de tratamento.

3. Mito ou verdade: “Abrir as janelas do carro ou ligar o ar condicionado irá ajudá-lo a ficar acordado durante a condução.”

Mito: nenhum desses métodos é eficaz quando se trata de combater a fadiga. Portanto, continuar a dirigir enquanto está cansado é uma atitude altamente imprudente. O consumo de cafeína, por exemplo, pode ajudar a despertar um pouco da sua sonolência por um curto período de tempo, mas os efeitos completos do estimulante não serão sentidos até 30 minutos após seu consumo. A melhor coisa a fazer quando se sentir cansado ao dirigir é parar o veículo em uma área segura e dormir um pouco.

4. Mito ou verdade: “É possível recuperar o atraso no sono perdido durante o fim de semana.”

Mito: quando uma pessoa perde a sono por muitas noites seguidas, uma “dívida” de sono irá se acumular. A maioria das pessoas acredita que é possível sim recuperar as horas perdidas de sono perdidas durante a semana ao dormir no fim de semana, mas, infelizmente, a dívida do sono simplesmente não funciona dessa maneira.

Uma longa noite de sono possa ajudá-lo a se sentir recuperado por um curto período de tempo. Contudo, os benefícios desse sono adicional geralmente duram apenas seis horas, ou menos, depois de acordar. Em vez disso, se sua dívida de sono é de curto prazo, tente adicionar três a quatro horas extras de sono para cada noite de fim de semana. Bem como uma ou duas horas extras por noite, na semana seguinte.

5. Mito ou verdade: “Assistir à televisão ou usar seu smartphone irá ajudá-lo a adormecer à noite”.

Mito: a luz emitida pela sua televisão ou pelo smartphone estão impedindo seu cérebro de relaxar antes de adormecer. Em vez disso de utilizar aparelhos eletroeletrônicos, estabeleça hábitos saudáveis ​​de higiene do sono – uma rotina que ajuda a relaxar e acalmar seu corpo antes de dormir à noite – para obter o sono mais reparador possível. Esses hábitos podem incluir ler um livro, tomar um banho quente, ouvir músicas tranquilas ou fazer meditação.