Depois de meia hora de pedaladas, mais meia correndo, ou uma hora fazendo musculação, certamente você chega em casa com as energias renovadas, pronto para encarar uma boa noite de sono. A prática de atividades físicas para o sono regularmente é indicado para pessoas que sofrem de insônia. Porque melhora o humor e reduz o estresse, além de propiciar muitos outros benefícios.

Então, colocar o corpo em movimento fortalece os ciclos circadianos, promovendo o estado de alerta diurno e ajudando a trazer o sono mais facilmente à noite. Uma recente pesquisa da Fundação Nacional do Sono, uma instituição americana, descobriu que pessoas que praticam atividades físicas regularmente apresentam um sono mais reparador do que as pessoas não tão ativas.

A pesquisa mostrou que o exercício pode ajudar a melhorar não só a quantidade de horas de sono, mas também a qualidade dele. Logo, os estudos mostram que a atividade física diurna é capaz de estimular períodos mais longos de sono profundo e restaurador para o corpo humano.

Mas como as atividades físicas para o sono são efetivas? Bem, as diferentes modalidades de exercícios influenciam na qualidade do sono de diversas maneiras, como veremos a seguir.

Promove o sono reparador

O exercício pode contribuir para um sono mais repousante. A atividade física aumenta a permanência de um indivíduo no estágio do sono profundo, conhecida como a fase do sono fisicamente restauradora. O sono profundo, por sua vez, ajuda a aumentar a função imune, beneficia a saúde cardíaca e auxilia no controle do estresse e da ansiedade.

Reduz o estresse e alivia a ansiedade

Uma rotina de exercícios regulares é essencial para reduzir os níveis de estresse, uma causa comum para os problemas de sono, seja pela falta ou pelo excesso dele. O exercício é um remédio potente para a ansiedade e outros transtornos de humor – apenas 5 minutos de exercícios diários podem desencadear estímulos anti-ansiedade no corpo.

O exercício da mente e do corpo, como o yoga, ajuda a diminuir a atividade no sistema nervoso parassimpático, promovendo o relaxamento do corpo. A pesquisa mostra que exercícios mentais e corporais, como yoga e alongamento, podem ajudar a diminuir os níveis de cortisol e a reduzir a pressão arterial, bem como ter efeitos positivos sobre o humor.

Atividades físicas contra os distúrbios do sono

Evidências científicas indicam que o exercício pode ser uma terapia natural eficaz para a insônia. De acordo com esses estudos, o exercício aeróbio pode ser eficaz também para regular a respiração desordenada durante o sono e a diminuir a gravidade da apneia obstrutiva do sono.

Qual a intensidade ideal das atividades físicas diariamente?

Não há uma resposta certa para esta questão. Muitos especialistas recomendam pelo menos 30 minutos de exercícios diários para adultos saudáveis. O importante, nesse caso, é manter atividades frequentes e não apenas ocasionais, como acontece com os chamados “atletas de final de semana”.