Imagine acordar durante a noite e não conseguir mexer pernas e braços? Esses podem ser alguns dos sintomas de distúrbio do sono, a cataplexia, que é um tipo de narcolepsia. A cataplexia do sono é caracterizada por uma fraqueza ou paralisia muscular repentina e incontrolável que ocorre durante o dia.  Certamente  é muitas vezes desencadeada por uma forte emoção, ou um movimento muscular mais intenso.

Quando a cataplexia do sono surge, o primeiro sintoma é a perda do tônus ​​muscular, comprometendo os movimentos do maxilar, dos joelhos, pernas, braços e até do pescoço. Há casos em que esse distúrbio acontece enquanto um indivíduo está dormindo. Embora ele esteja ciente do que acontece ao seu redor, não consegue se mover. Estes episódios duram até um minuto ou dois, e algumas pessoas podem adormecer depois, com frequências que variam de pessoa para pessoa.

Por que acontece a perda do tônus muscular na cataplexia do sono?

A perda do tônus ​​muscular na cataplexia ocorre pela incapacidade do corpo humano de regular o sono REM e o estado de vigília – o que significa que ambas as fases podem se sobrepor. Durante o sono mais profundo, o chamado sono REM, há uma perda natural do tônus ​​muscular. No caso da cataplexia, essa característica do sono REM ocorre de repente durante o dia, causando a fraqueza ou a paralisia completa, mesmo que a pessoa permaneça acordada durante o episódio.

Alucinações e Paralisia do sono

As pessoas com cataplexia podem ter alucinações vívidas e sonoras ao adormecerem; durante esses episódios, as visões parecem bem reais. Algumas pessoas chegam a relatar que vêem pessoas e monstros no quarto. As alucinações são chamadas hipnagógicas se acontecem durante o sono. Contudo,  há também a possibilidade de ocorrer com o indivíduo acordado, o que é chamado de hipnopômpico se acontecerem ao acordar.

As alucinações e a paralisia são causadas por um limite interrompido entre a fase 3 do sono e a vigília. Em vez de chegar gradualmente ao sono REM ao final de um ciclo de sono, o portador de narcolepsia pode entrar na fase do sono REM imediatamente.

Tratamento para narcolepsia

Este distúrbio provoca inúmeros problemas na vida social e profissional do portador; por isso é tão importante o acompanhamento de um médico especialista em Medicina do Sono. Infelizmente, muitos portadores de narcolepsia ainda são diagnosticados e tratados incorretamente como sendo portadores de outras doenças, como a epilepsia.  O tratamento da cataplexia inclui o uso de medicamentos tricíclicos, prescritas sob orientação médica.