Os bebedores de cerveja já devem ter percebido que após o consumo da bebida, além da ressaca, a vontade de dormir surge com força. Uma pesquisa recente afirma que realmente a cerveja ajuda no sono. Além disso, dá explicações científicas sobre os efeitos do lúpulo (componente da bebida) na qualidade do sono.

Cerveja ajuda no sono por causa do lúpulo?

O lúpulo é uma planta europeia da espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae. Utilizado na composição da cerveja, o lúpulo produz o sabor amargo, característico da bebida. Além disso, a planta também tem uma longa história de aplicação na fitoterapia, que remonta ao século IX, na Europa.

Certamente, as folhas de lúpulo têm sido usadas ​​para tratar uma variedade de doenças, incluindo má digestão. Uma vez que o lúpulo se tornou um ingrediente importante para os fabricantes de cerveja, os cientistas começaram a estudar os efeitos dele no corpo humano.

Então, analisaram também a utilidade potencial do lúpulo para o tratamento dos distúrbios do sono. Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns estudos prévios sugerem que a cerveja ajuda no sono por causa do lúpulo. Ou seja, esta planta proporciona a melhora da qualidade do sono.

Como o lúpulo afeta o sono?

Há muito tempo, surgiram evidências de que o lúpulo tem o potencial de promover o sono. Na Europa, notava-se que os trabalhadores do campo cultivadores de folhas de lúpulo adormeciam no trabalho mais do que o habitual. Por consequência, surgiram questionamentos pela população da época se o lúpulo tinha propriedades sedativas.

Os primeiros estudos científicos não encontraram evidências sólidas para apoiar as alegações do potencial indutor de sono do lúpulo. Mais recentemente, os pesquisadores americanos analisaram detalhadamente o lúpulo e seus efeitos sobre a ansiedade e os distúrbios do sono.

Vários estudos científicos sugerem que o lúpulo tem efeitos sedativos. Por exemplo, um estudo publicado na revista PLOS One examinou os efeitos de beber cerveja não alcoólica com lúpulo na hora do jantar. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que bebiam apresentavam melhorias na qualidade do sono.

Os participantes também relataram níveis reduzidos de ansiedade. Outro estudo publicado na Acta Physiological Hungarica relacionou o consumo de cerveja não alcoólica com lúpulo para melhorar a qualidade do sono entre estudantes universitários.

Por que o lúpulo é combinado com a valeriana?

Embora o lúpulo tenha se mostrado promissor para aliviar a ansiedade e os distúrbios do sono, ele pode ser ainda mais eficaz quando combinado com uma erva chamada valeriana. Esta erva tem muito em comum com o lúpulo: ela também tem uma longa história de uso no tratamento à base de plantas para a insônia.

De acordo com a revisão de artigo publicado no Australian Family Physician, algumas evidências científicas sugerem que a valeriana pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, quando tomada isoladamente ou com lúpulo. No entanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar a eficácia dessa combinação de plantas.

O lúpulo pode ser usado para tratar outras condições?

Além de suas propriedades sedativas, o lúpulo também tem características similares às do estrogênio. Como soja e linhaça, eles contêm fitoestrogênios. Essas substâncias derivadas de plantas compartilham muitas das propriedades do estrogênio. Como tal, os cientistas também estão explorando o potencial uso de lúpulo para tratar os sintomas da menopausa.

Pesquisadores do British Journal of Nutrition sugerem que o lúpulo também pode ajudar a prevenir a obesidade. Vários testes em camundongos que estavam em uma dieta rica em gordura a longo prazo foram feitos, mas pesquisas adicionais serão necessárias sobre o efeito do lúpulo sobre a obesidade em humanos.

Quais são os riscos de usar o lúpulo?

O lúpulo pode apresentar alguns riscos de efeitos colaterais, particularmente em pessoas com doença da tireoide ou câncer de mama positivo para estrogênio. Também é importante escolher sua fonte de lúpulo com sabedoria. Se você decidir tomar o lúpulo para insônia ou outras condições, pense duas vezes antes de beber uma caneca extra de cerveja à noite.

Beber muito álcool pode diminuir sua qualidade de sono, mesmo que isso ajude você a adormecer mais rápido. Também pode aumentar o risco de muitas condições crônicas de saúde, incluindo doenças do fígado, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

A maioria dos estudos em lúpulo usa suplementos ou cerveja não alcoólica contendo lúpulo. Converse com seu médico se você acha que o lúpulo pode ajudá-lo a dormir melhor à noite.