A ocorrência de pesadelos em adolescentes é mais alta do que se imagina. Esse transtorno acomete mais de 30% dos adolescentes brasileiros. Se você é jovem, já pode ter experimentado a sensação de despertar no meio da madrugada depois de ter um pesadelo bem realista.

Identificou-se com essa situação? Se você sofre com pesadelos noturnos, saiba que não está sozinho, porque 50% dos adultos têm pesadelos.

Esses sonhos assustadores e realistas, em casos mais graves, podem causar privação do sono. Por consequência, isso está ligado a doenças cardíacas, obesidade e depressão.

Há uma série de razões pelas quais você pode ter pesadelos, mas os principais motivos vamos listar abaixo. Acompanhe o post!

Principais motivos que geram pesadelos em adolescentes

Comer muito antes de ir dormir

Um lanche “pesado” antes de dormir pode acelerar o metabolismo, fazendo  com que o cérebro fique mais ativo e leve a pesadelos em adolescentes. Sendo assim, faça um esforço maior para evitar os lanches gordurosos após o jantar.

Além disso, prefira refeições mais leves, como frutas, um copo de leite, suco ou bolachas. Outra opção são os chás, que servem como calmantes e induzem ao sono reparador.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos  afetam ou alteram a produção de substâncias químicas no cérebro (como antidepressivos).  Bem como alguns medicamentos para a pressão arterial são reconhecidos como fortes causadores dos pesadelos.

No caso de pesadelos em adolescentes, o sono pode ser afetado também pelo uso de drogas. Então, fale com o seu médico para ver se uma mudança no seu estilo de vida pode ser a alternativa mais indicada.

Insônia

Isso é um ciclo vicioso: dormir pode levar a pesadelos e ter pesadelos pode causar a falta de sono. Portanto, ao notar que seus pesadelos aumentam durante  fase do sono mais profundo, procure praticar a higiene adequada do sono.  Com toda a certeza, vale a pena fazer atividades relaxantes, como ver um filme de comédia ou ler um livro.

Distúrbios do sono

Alguns problemas do sono como apneia e síndrome das pernas inquietas podem causar pesadelos. Pergunte ao seu médico sobre as opções de tratamento se você sofre de algum desses transtornos do sono. Dessa maneira, o tratamento pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e também reduzir os pesadelos.

Estresse

A ansiedade e o transtorno de estresse pós-traumático provocam também os pesadelos. Se você estiver extremamente estressado, fale com seu médico sobre ações que promovam melhor qualidade de vida. Isso inclui mudanças de estilo de vida e a prescrição de medicamentos que ajudem no controle da insônia.

Gostou do artigo? Continue acompanhando as novidades sobre Sono dos Adolescentes no Guia do Sono. Para entender melhor alguns distúrbios do sono, baixe o E-BOOK GRÁTIS!