Muitas mudanças hormonais que ocorrem no corpo do ser humano ao longo dos anos. Durante a puberdade, isso faz com que o sono dos adolescentes seja menos regular do que o sono dos adultos e crianças pequenas.

Um adulto precisa e oito hora de sono para ter uma vida saudável e bastante disposição. No entanto, o jovem adolescente necessita de muito mais que isso.

Mas, além das horas extras de sono, há algo de peculiar no sono do jovens. Normalmente, eles se sentem sonolentos durante o dia, mas vão para a cama após às 23 horas, porque o sono não chega antes deste horário.

O que faz com que o sonos dos adolescentes seja alterado?

O relógio biológico dos adolescentes trabalha para que eles possam ir para a cama mais tarde. Mas o estilos de vida individuais desempenham um papel fundamental nisso também.

À medida que a criança cresce, o seu ritmo circadiano de 24 horas também pode se prolongar para mais tarde. De tal modo que atrasa o período em que o adolescente se sente sonolento à noite e desperta pela manhã.

Até certo ponto, essas são mudanças naturais. Contudo, há outras coisas que também podem atrasar ou até mesmo impedir a chegada do sono: isso inclui usar celulares e notebooks na cama, assistir à televisão até tarde e fazer exercícios físicos antes de deitar.

Aos finais de semana, ficar acordado até tarde e dormir demais também pode atrapalhar o ritmo natural de despertar, forçando os padrões de sono do adolescente.

Quão comuns são os padrões de sono irregulares em adolescentes?

Nos finais de semana, cerca de 90% dos adolescentes vão para a cama mais tarde e depois dormem por muitas horas seguidas. Isso não altera tanto os padrões de sono se o período em que o jovem deve ir para a cama não ultrapassar uma hora, contando a partir do momento em que ele está acostumado a se deitar.

No entanto, cerca de 40% dos adolescentes vão para a cama duas ou mais horas depois nos finais de semana. Isso aumenta suas chances de dormir menos de 8 horas durante os dias letivos.

Como os padrões de sono dos adolescentes os afetam?

Enquanto muitos adolescentes lidam bem com a mudança nos períodos de sono, alguns não. No segundo caso, o adolescente começa a ter alguns sintomas notáveis, como sonolência durante o dia, mal-humor, irritabilidade, baixo desempenho escolar e  baixo nível de socialidade.

O que fazer para induzir o sono do adolescente

Existem maneiras de ajudar seu sono a ser mais regular. À noite, tente parar de usar aparelhos eletroeletrônicos mais cedo, diminua as luzes, leia um livro e ouça uma música relaxante.

Ir para a cama sempre no mesmo horário determinado nos dias letivos também pode contribuir para criar bons hábitos de higiene do sono.

Quando você deve procurar ajuda?

Os adolescentes podem procurar tratamentos para dormir por vários motivos, entre eles, porque sofrem de hipersonia. Esse é um dos distúrbios do sono mais comuns nos adolescentes. Nesse quadro, eles demoram a pegar no sono e passam o dia todo sonolentos.

Quando isso acontece e afeta o desempenho do jovem na escola, nos esportes e em outras atividades, pode ser um bom momento para procurar ajuda de um especialista em Medicina do Sono.

O que mais pode causar os sintomas?

Os padrões irregulares de sono, bem como dormir menos de 8 horas por noite, podem ser uma característica da depressão. Em alguns casos, tornar as horas de sono mais regulares pode levar a um humor melhorado. Mas se isso não surtir um efeito positivo, procure seu médico de família, pois você pode ter depressão ou ansiedade.