Você já ouviu falar de batidas binaurais? É uma técnica que já existe há algum tempo. Mas, recentemente, está recebendo muita atenção por sua capacidade de reduzir o estresse e melhorar o sono. Além disso, promove um melhor desempenho cognitivo e ajuda a combater alguns distúrbios do sono.

Em suma, o som que ouvimos antes de dormir pode fazer a diferença na qualidade do sono. Ou seja, as músicas mais lentas e relaxantes auxiliam a liberar pensamentos ativos e aquietar a mente.

As batidas binaurais são uma técnica inovadora, que aproveita a capacidade de resposta do cérebro ao som. Com a finalidade de levá-lo a um estado de relaxamento profundo, alivia a ansiedade e ajuda o indivíduo a dormir melhor.

O que são batidas binaurais?

Em resumo, as batidas binaurais combinam duas frequências sonoras ligeiramente diferentes para criar a percepção de um único e novo tom sonoro.

A teoria é que, quando expostos a duas frequências diferentes simultaneamente, uma em cada canal auditivo, o cérebro percebe um único tom. Certamente, este único tom é a diferença entre as duas frequências separadas. Seu cérebro, em certo sentido, “sintoniza” essa nova frequência.

Vamos a um exemplo: Você ouve batidas binaurais usando fones de ouvido. Em cada ouvido, você recebe um som com uma frequência ligeiramente diferente. Considere que a frequência é geralmente acompanhada por alguns sons de fundo relaxantes.

Se o seu ouvido esquerdo receber um tom de 300 hertz e o seu ouvido direito receber um de 280 hertz, o seu cérebro processará e absorverá um tom de 10 hertz.

Essa é uma onda sonora de frequência muito baixa, que você não pode ouvir com tanta clareza. Mas você não precisa, necessariamente, ouvir o som para que seu cérebro seja afetado por ele.

Por que a exposição a essas ondas sonoras é útil para dormir e relaxar? A ciência mostra que a exposição a batidas binaurais pode criar mudanças no grau de excitação do cérebro.

Ouvir esses sons que criam um tom de baixa frequência, indica a pesquisa, desencadeia uma desaceleração para a atividade das ondas cerebrais. E isso pode ajudá-lo a relaxar, diminuir sua ansiedade e facilitar a adormecer e permanecer dormindo mais tranquilamente.

Como funcionam as ondas cerebrais

Para entender como as batidas binaurais podem ajudar o relaxamento, o humor, o desempenho mental e o sono, você precisa saber um pouco sobre as ondas cerebrais. Além disso, deve saber o que elas indicam sobre nosso estado de consciência, emoção e atividade mental.

As ondas cerebrais são criadas a partir dos pulsos de atividade elétrica que nossos neurônios exibem enquanto se comunicam entre si.

Nossos pensamentos, sentimentos e ações são todos expressos por meio dessa comunicação neural constante. Portanto, nossas ondas cerebrais estão associadas à maneira como nos sentimos e ao que podemos fazer a qualquer momento.

Como batidas binaurais podem melhorar o sono

A atividade de ondas cerebrais durante o sono é amplamente distinta da atividade cerebral quando se está acordado (o sono REM é uma exceção a isso – durante o REM, seu cérebro está ativo de uma forma muito semelhante a quando você está acordado).

Uma terapia que retarda a atividade das ondas cerebrais, ajudando a produzir ondas de baixa frequência, provavelmente ajuda no relaxamento e no sono. Mas não é apenas diminuir a frequência das ondas cerebrais que os batimentos binaurais podem oferecer para dormir e relaxar.

Um estudo recente feitos nos Estados Unidos descobriu que a exposição a batimentos binaurais está associada a alterações em três hormônios importantes. Os hormônios DHEA, cortisol e melatonina promovem o bem-estar nas pessoas.

Portanto, esta técnica revela-se como um potencial tratamento para problemas de sono. É de baixo impacto e não invasivo, não depende de drogas químicas, é barato e de fácil acesso à maioria das pessoas.

Além de ouvir um som mais relaxante, você pode ver algumas dicas sobre sono e sobre como melhorar o seu. Para isso, baixe grátis o E-Book “Distúrbios do Sono – 100 Perguntas e Respostas”.