Qual é a melhor posição para dormir? De barriga para cima, de lado, de barriga para baixo… Quando se trata de dormir com conforto, algumas posições são melhores do que outras por uma variedade de razões. Assim, você vai conhecer todos os prós e contras de cada posição para dormir bem e como elas afetam a sua saúde de modo geral.

Posição para dormir 1 – “barriga para cima”

Prós

Esta postura de sono é altamente recomendada e considerada pelos especialistas como a melhor posição para dormir. Ao dormir de barriga para cima, a coluna se mantém reta, sem que nenhum ponto dela seja forçada. Logo, essa posição também equilibra seu peso corporal, mantendo os órgãos internos alinhados. Além disso, essa postura de sono permite que seu colchão faça seu trabalho apoiando a coluna vertebral.

Contras

Infelizmente, dormir com a face voltada para o teto tem alguns pontos contras, especialmente para quem ronca muito. Ao deitar-se de frente, os músculos da garganta relaxam e bloqueiam a passagem de ar nas vias aéreas, ocasionando o ronco durante a noite.

Posição 2 – “dormir de lado”

Prós

Se você dorme assim todas as noites, saiba que não é único que prefere dormir de lado. 41% das pessoas dormem naquela que é considerada a “posição fetal”. Essa posição é perfeita para aliviar a dor nas costas, evitando também a pressão no pescoço. Assim como evita os maus jeitos que podem ocorrer durante o sono. A posição lateral permite que a espinha dorsal permaneça completamente alinhada enquanto você dorme. Para deixar a posição ainda mais aconchegante, experimente colocar um travesseiro entre as pernas.

Contras

Não há nenhum efeito negativo grave em dormir de lado. Mas fique atento: se você adormece com o braço apoiando a cabeça, isso pode restringir o fluxo sanguíneo e afetar os músculos e os nervos, caso não troque de posição durante a noite. Além disso, dormir com a metade do seu rosto em um travesseiro pode causar rugas devido à redução da exposição do ar sobre seu rosto.

Posição 2 – “barriga para baixo”

Prós

Esta é a posição menos recomendada por médicos e especialistas no assunto. O único benefício de dormir de barriga para baixo é o fato de que essa posição ajuda a reduzir o ronco e alguns casos de apneia do sono. Se você ronca demais, opte por dormir de lado, já que esta posição facilita a passagem de ar pelas vias aéreas.

Contras

Dormir de barriga para baixo aplana a curva natural da coluna vertebral, o que pode levar à dor extrema nas costas, torcicolos no pescoço e má postura. No geral, essa postura prejudica o alinhamento normal da coluna vertebral, e a curvatura não natural pode causar problemas graves, além de muita dor e desconforto.