O sono dos bebês é bastante peculiar, o que causa dúvidas nos pais, especialmente os de primeira viagem. Muitos deles se perguntam: “Por que o bebê acorda à noite a todo momento?”. De fato, quando recém-nascidos, eles dormem praticamente a maior parte do tempo.
À medida que crescem, o sono vai sendo regularizado. Assim, eles dormem mais à noite e durante o dia fazem uma pequena sesta. No entanto, mesmo dormindo mais durante à noite, é comum que os bebês despertem, alterando também a rotina de sono dos pais.
Muitos bebês acordam assustados e chorando, o que é mais um motivo de preocupação para os pais. Pois, na maioria das vezes, há dificuldades em descobrir o real motivo do desconforto da criança.
Para ajudar as mamães e os papais, listamos algumas razões pelas quais o bebê acorda à noite. Confira!
Por que o bebê acorda à noite? Saiba os 10 motivos principais!
Fome
Os recém-nascidos precisam comer o tempo todo, mas até mesmo os bebês mais velhos precisam de uma (ou possivelmente duas) mamadas à noite. Em geral, recomendamos uma tentativa de desmame noturno em torno dos 9 meses de idade da criança, embora consideremos normal que um bebê precise de uma mamada por noite até 12 meses de idade em alguns casos.
Fralda molhada
Não há como impedir que seu bebê faça xixi e cocô na fralda durante o sono. Mas é possível optar por fraldas que absorvam melhor o xixi e as fezes, o que já reduz a sensação de sujeira que o bebê tem, e que o incomoda tanto.
Variações de temperatura ambiente
Seu bebê ficará obviamente desconfortável se estiver com muito frio. Mas evite colocar roupas em excesso no seu pequenino também; bebês e crianças pequenas (e adultos!) tendem a ter um sono pouco reparador quando estão muito aquecidos. É melhor manter o quarto do seu bebê em uma temperatura ideal para o sono (por volta dos 23 graus Celsius).
Regressão do sono
O seu filho passará por quatro a cinco regressões do sono nos primeiros dois anos de vida. Quando um recém-nascido dorme, ele alterna entre o sono “ativo” e o sono “tranquilo” (também conhecido como sono REM e não-REM), mas não tem os distintos estágios de sono pelos quais passará à medida em que cresce e seu cérebro amadurece.
Dentição
O crescimento dos dentes na infância é difícil (e doloroso!) Este é um dos fatores que mais incomodam os pequenos e que pode fazê-los terem alteração no sono. Assim que os dentinhos começarem a crescer, busque a ajuda de um pediatra, que irá recomendar pomadas especiais e outros truques para amenizar a dor do rompimento dos primeiros dentinhos.
Doença
Mesmo com as melhores medidas preventivas, seu bebê pode ficar doente. Caso seu bebê fique febril e resfriado, prepare-se! Ele certamente demorará a pegar no sono e, quando isso ocorrer, terá despertares noturnos frequentes.
Descontração na hora de dormir: embora pareça sensato manter seu bebê ativo até mais tarde na esperança de que ele durma a noite toda, o contrário é realmente verdade. Os bebês que dormem tarde tendem a ficar cansados na hora de dormir e dormem pior do que os bebês que vão para a cama cedo.
Desconforto
Bichos de pelúcia, roupas, brinquedos e outros objetos perto do bebê podem incomodá-lo na hora de dormir. Ao colocá-lo no berço, certifique-se de deixar próximo à criança apenas objetos como mantas e o próprio travesseirinho do neném. Ele precisa de conforto e espaço para se sentir bem e adormecer com aconchego.
Alergias ou sensibilidades alimentares
As alergias e sensibilidades alimentares causam uma série de problemas para o seu bebé ou criança – incluindo problemas de sono. Se seu filho tem problemas de gases e cólicas, dê a ele chá de camomila e erva cidreira, que ajuda a expelir os gases. Na hora de dormir, coloque o bebê de barriguinha pra baixo, facilitando a saída dos gases.
Pesadelos ou terror noturno (mais de 12 meses)
Isso não se aplica a bebês mais novos, mas se seu filho tem 12 meses ou mais, pesadelos (ou terrores noturnos) podem começar a atrapalhar o sono durante a noite.