Você dorme muitas horas por noite e ainda acorda cansada, com uma sonolência que parece não ter fim? Você pode estar sofrendo de hipersonia. O distúrbio refere-se à sonolência diurna excessiva ou ao tempo excessivo de sono. Logo é uma condição em que uma pessoa apresenta problemas para ficar desperta durante o dia.

As pessoas que têm sono excessivo podem adormecer a qualquer momento e em qualquer lugar onde estejam – por exemplo, no trabalho ou enquanto estão dirigindo. É comum também que os portadores dessa desordem do sono desenvolvam outros problemas relacionados ao sono, incluindo falta de energia física, mental e perda de memória.

Causas de hipersonia

Existem várias causas potenciais de hipersonia, incluindo:

  • Doenças do sono como narcolepsia (sonolência diurna) e apneia do sono (interrupção da respiração durante o sono);
  • Privação do sono;
  • Sobrepeso;
  • Abuso de drogas ou álcool;
  • Lesões neurológicas, como esclerose múltipla ou doença de Parkinson;
  • Medicamentos de prescrição, como tranquilizantes ou anti-histamínicos;
  • Genética;
  • Depressão.

Diagnóstico de hipersonia

Caso o sono excessivo seja um dos sintomas mais frequentes que atrapalha seu desempenho no trabalho ou no ambiente acadêmico, o primeiro passo é buscar um especialista. Ao fazer um diagnóstico de hipersonia, seu médico deverá investigar sobre seus hábitos de sono e quantidade de horas dormidas pelo paciente. Além disso, é preciso analisar se você acorda à noite e se adormece com facilidade durante o dia.

Os principais exames a serem realizados para diagnosticar a doença incluem exames de sangue, tomografia computadorizada craniana, eletroencefalograma e polissonografia.

Tratamento para hipersonia

O tratamento da hipersonia pode ser feito com medicamentos estimulantes, antidepressivos e mudanças em certos hábitos. Por exemplo, estabelecer horários fixos para dormir e acordar. Igualmente, evite o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína, especialmente à noite. Posteriormente, prepare melhor o ambiente do quarto na hora de dormir, cortando televisão e luzes muito fortes, etc).

É importante informar seu médico sobre todo e qualquer medicamento que você estiver utilizando, uma vez que alguns remédios podem causar sonolência durante o dia ou interferir com a qualidade do seu sono à noite.