Se você já passou noites “em branco”, já sabe como vai se sentir no dia seguinte – cansado, mal-humorado e sem energia para nada. Os efeitos da privação do sono a longo prazo são reais. Sendo assim, suas habilidades mentais ficam enfraquecidas e sua saúde física entra em risco. A ciência tem relacionado o sono precário com todos os tipos de problemas de saúde, desde ganho de peso até o enfraquecimento do sistema imunológico.

Seu corpo precisa dormir, assim como precisa de ar e comida para funcionar bem. Durante o sono, seu corpo se cura e restaura seu equilíbrio químico. Então, seu cérebro cria novas conexões e ajuda na retenção de memória. Contudo, sem dormir o suficiente, seus sistemas cerebrais e corporais não funcionam normalmente. Uma conjunto de 16 estudos descobriu que dormir por menos de 6 a 8 horas por noite aumenta o risco de morte prematura em cerca de 12%.

Os sinais óbvios de privação de sono são:

Estimulantes como a cafeína não são suficientes para anular a profunda necessidade de sono do seu corpo. Nos bastidores, a privação crônica do sono pode interferir nos sistemas metabólicos, levando a sérias consequências para o organismo. Continue lendo para saber exatamente como a privação de sono afeta as funções e sistemas específicos do corpo.

Privação do sono e sistema nervoso central

Seu sistema nervoso central é a via de informação do seu corpo. Com efeito, o sono é necessário para mantê-lo funcionando adequadamente. No entanto, a insônia crônica pode atrapalhar o modo como seu corpo envia informações.

Durante o sono, caminhos se formam entre as células nervosas (neurônios) em seu cérebro, que ajudam a lembrar de novas informações aprendidas. O distúrbio do sono deixa o seu cérebro exausto, de modo que ele não processar essas novas informações como deveria. Os sinais enviados pelo seu corpo também podem sofrer atrasos, diminuindo suas habilidades de coordenação e aumentando os riscos de acidentes.

A privação do sono afeta negativamente suas habilidades mentais e seu estado emocional. Com isso, você pode se sentir mais impaciente ou propenso a mudanças de humor. Ademais, a insônia frequente também pode comprometer processos de decisão e criatividade.

Se a privação de sono persistir por tempo suficiente, você pode começar a ter alucinações – ver ou ouvir coisas que não existem. Por outro lado, a falta de sono também desencadeia depressão e outros males psicológicos, como:

  • Comportamento impulsivo
  • Paranoia
  • Pensamentos suicidas

Sistema imunológico

Enquanto você dorme, seu sistema imunológico produz substâncias protetoras que combatem a infecção, como as citocinas. Ele usa essas substâncias para combater invasores, como bactérias e vírus. As citocinas também ajudam a dormir, dando ao seu sistema imunológico mais energia para defender seu corpo contra doenças.

A privação do sono impede que o sistema imunológico acumule suas forças. Se você não dorme o suficiente, seu corpo pode não ser capaz de se defender desses invasores. Igualmente, o distúrbio do sono de longo prazo também aumenta o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.

Sistema respiratório

A relação entre o sono e o sistema respiratório ocorre nos dois sentidos. Um distúrbio respiratório noturno chamado apneia obstrutiva do sono (AOS) é capaz de interromper e diminuir a qualidade do seu sono. Como você acorda durante toda a noite, isso pode causar insônia ou privação. Por conseguinte, isso o deixa mais vulnerável a infecções respiratórias, resfriados e gripes. Logo, a privação do sono também pode piorar as doenças respiratórias existentes, como a doença pulmonar crônica.

Sistema digestivo

Além de comer demais e não se exercitar, a privação do sono é outro fator de risco para o excesso de peso e a obesidade. O sono afeta os níveis de dois hormônios, leptina e grelina, que controlam as sensações de fome e plenitude.

A leptina diz ao seu cérebro que você já comeu o suficiente. Sem dormir o suficiente, o cérebro reduz a leptina e aumenta a grelina, que é um estimulante do apetite. O fluxo desses hormônios poderia explicar os lanches noturnos ou por que alguém pode comer mais tarde à noite. A falta de sono também pode contribuir para o ganho de peso, fazendo com que você se sinta cansado demais para se exercitar.

A privação do sono também leva seu corpo a liberar níveis mais altos de insulina, hormônio que controla o seu nível de açúcar no sangue, depois de comer. Níveis mais altos de insulina promovem o armazenamento de gordura e aumentam o risco de diabetes tipo 2.