A menopausa é aterrorizante para muitas mulheres. Afinal, nessa fase da vida, é normal que elas tenham insônia na menopausa. Decerto, elas passam a ter sintomas de desconforto com os quais precisarão lidar na meia idade. As alterações hormonais influenciam no humor e são a causa da pele ressecada e da baixa libido.

Além disso, essas mesmas flutuações hormonais ocorridas na menopausa podem causar estragos no estado emocional e físico das mulheres.  Como a menopausa ocorre ao longo de um período de anos, geralmente, os sintomas de insônia podem passar de temporários até crônicos e graves.

Insônia na menopausa: mudanças hormonais provocam distúrbios do sono nas mulheres

As alterações hormonais mais acentuadas ocorrem durante a menopausa, também no período que a antecede, chamado de perimenopausa e na pós-menopausa. Os ciclos naturais do sono funcionam de acordo com um equilíbrio de fatores complexos em quase todos os sistemas do corpo humano. De modo que o corpo e a mente são bastante ativos durante os ciclos de sono normais. Porém, quando o corpo feminino começa sofre com as oscilações dos níveis de progesterona e estrogênio, todo o funcionamento do metabolismo se modifica.

A insônia relacionada à menopausa pode aumentar em combinação com algum ou todos esses sintomas:

  • Ciclos menstruais irregulares;
  • Fortes e ocasionais sudoreses;
  • Irritabilidade e mudanças de humor;
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Aumento de peso corporal.

Para agravar o problema, quanto mais insônia as mulheres sentem na menopausa, mais os outros sintomas de agravam. É comum que muitas relatem sentir um cansaço extremo. Além disso, pode ter mudanças de humor que se assemelham à depressão ou à bipolaridade.

Perimenopausa – Sintomas da Insônia

A perimenopausa pode começar até 10 anos antes da menopausa, mas, para a maioria das mulheres, os sinais e sintomas mais visíveis não se mostram até cinco anos antes da menopausa surgir completamente. A gravidade e a duração da menopausa de uma mulher podem, muitas vezes, ser ditados pela hereditariedade.

Durante a perimenopausa, os níveis de estrogênio diminuem, provocando sintomas ocasionais relacionados à menopausa, como os já citados acima.

Insônia pré-menopausa

Durante os picos hormonais comuns na menopausa, todos os sintomas de ansiedade, os fogachos – o calor intenso sentido do pescoço para cima – e a irritabilidade tornam-se mais intensos, assim como os sintomas de insônia crônica.

Insônia pós-menopausa

A insônia não termina durante a pós-menopausa. De fato, esse distúrbio sintomático do sono pode se tornar um dos mais graves em uma mulher na pós-menopausa. As estatísticas demonstram que mais mulheres na menopausa passaram a desenvolver distúrbios do sono, incluindo síndrome das pernas inquietas e apneia do sono.

Tratamento da insônia relacionada à menopausa

Em muitos casos, seu médico pode optar por tratar o que ele considera a principal fonte de insônia: a menopausa. A terapia de reposição hormonal mostrou-se uma boa solução para aliviar drasticamente alguns sintomas da menopausa, que por sua vez aliviam a insônia.

Mas algumas mulheres preferem evitar a reposição hormonal e, em vez disso, optam por tentar terapias naturais. No entanto, os sintomas de insônia em razão da menopausa também podem ser melhorados através da higiene do sono. Além disso,  vale apostar em novos hábitos mais saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada, exercícios físicos e outras rotinas diárias importantes.