De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 40% da população brasileira apresenta um sono de qualidade ruim, com 53,9% das pessoas sofrendo de insônia. A boa notícia que existem alimentos que ajudam a dormir melhor. Pois eles contêm vitaminas, sais minerais e outros elementos que nos auxiliar a ter mais qualidade de vida.

Legumes, verduras e frutas trazem enormes benefícios também quando o assunto é sono. Além disso, ajudam a relaxar, especialmente os alimentos ricos em triptofano e melatonina. Conheça agora os 13 alimentos que ajudam dormir melhor!

Batata doce é um dos alimentos que ajudam a dormir melhor!

As batatas doces são excelentes fontes de potássio, magnésio e cálcio para ajudá-lo a relaxar.

Pistaches

Os pistaches são ricos em proteínas, vitamina B6 e magnésio, que contribuem para um sono mais reparador.

Ameixas

As ameixas secas, tão usadas em sobremesas e bolos, possuem nutrientes como a vitamina B6, cálcio e magnésio, que ajudam na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.

Queijo muçarela

O queijo muçarela parcialmente desnatado proteínas que auxiliam na indução do sono.

 Chá de ervas

O chá de ervas tem dezenas de propriedades que promovem uma noite de sono mais tranquila. O chá de camomila é excelente para acalmar os nervos antes de dormir, além de ter efeitos positivos no tratamento da gastrite estomacal.

Aveia

Os grãos de aveia provocam a produção de insulina, assim como o pão integral. O consumo diário de aveia aumenta os níveis de açúcar no sangue naturalmente e fazem você se sentir sonolento. A aveia também é rica em melatonina, que relaxa o corpo e o ajuda a adormecer.

Amêndoas

Com apenas uma pequena porção de amêndoas é possível dormir feito um anjo. Elas contêm triptofano e magnésio, que ajudam a reduzir naturalmente a função muscular e nervosa, ao mesmo tempo que estabilizam o ritmo cardíaco.

Cerejas

A melhor maneira de ter uma boa noite de sono é aumentar sua ingestão de alimentos com melatonina. As cerejas, juntamente com nozes e aveia, são uma fonte natural de melatonina. Quando comidas regularmente, elas podem ajudar a regular seu ciclo de sono.

Peru

O peru tem triptofano, que se metaboliza em serotonina e melatonina, duas das principais substâncias químicas responsáveis pelo bom cochilo.

Chocolate

O chocolate escuro estimula a produção de serotonina, que relaxa seu corpo e sua mente, preparando-o para uma boa noite de sono. Além disso, o chocolate marrom regula os níveis dos hormônios do humor, reduzindo sintomas de tensão pré-menstrual nas mulheres, o que contribui para atrapalhar o sono reparador.

Bananas

O magnésio e potássio das bananas servem como relaxantes musculares e nervosos. A vitamina B6 encontrada na fruta também converte o triptofano em serotonina, aumentando o relaxamento ainda mais.

Hummus

Esta comida árabe é outra ótima fonte de triptofano, que promove o relaxamento muscular e induz ao sono.

Melão

O melão é uma fruta com grande quantidade de líquido, o que ajuda a hidratar o corpo. E vale lembrar que a desidratação é um fator que contribui para a insônia.

Além de consumir esses alimentos, você pode ainda ter um sono mais saudável seguindo as dicas do E-book “Distúrbios do Sono –  100 Peguntas e Respostas”. Baixe grátis o material!