Ter poucas horas de sono pode ter um enorme impacto na sua qualidade de vida, gerando efeitos colaterais físicos desagradáveis. Isso porque o sono, quando é reparador, permite ao corpo estabilizar o funcionamento da maioria dos seus órgãos e tecidos. Então, tente melhorar a qualidade do sono diário.

Porque, se você está dormindo mal, corre sérios riscos de desenvolver doenças cardíacas e renais. Além disso, pode ter pressão alta, insuficiência vascular e diabetes ao longo da vida.

Contudo, há algumas maneiras de melhorar a qualidade do seu sono e evitar o desenvolvimento dessas doenças. Decerto, você pode fazer uso de medicamentos que têm o objetivo de relaxar os músculos e induzir ao sono. Entretanto,  existem truques simples que lhe darão algumas opções naturais para ter um sono mais saudável.

Confira as dicas do Guia do sono para melhorar a qualidade do sono!

Limite o uso de celulares e computadores

Esses dispositivos devem ser “eliminados” enquanto você se prepara para dormir. A luz azul emitida pelo seu computador, tablet, telefone celular e até mesmo pela televisão impedem o seu corpo de produzir melatonina, um importante hormônio que controla o ritmo circadiano do seu corpo, ou seu ciclo natural de sono e vigília.

Em vez de celulares, opte atividades relaxantes, como ler um livro, meditar, ou simplesmente praticar o ócio saudável.

Faça sauna

O vapor da sauna é uma ótima maneira de relaxar – e definitivamente pode ajudar a promover padrões de sono mais saudáveis. Respirar o vapor presente nas saunas fornece alguns benefícios importantes para a saúde, além de desintoxicar o organismo.

Alternativamente, você pode tomar um banho quente e inalar o vapor da água enquanto relaxa. A terapia de calor ameniza a tensão em seus músculos e em sua mente, tornando mais fácil adormecer profundamente durante toda a noite.

Adote uma alimentação saudável

Tudo o que você ingere durante o dia e à noite têm um grande impacto sobre o funcionamento do seu corpo. Se você quer dormir melhor, você terá que comer melhor. Ao fazer algumas mudanças na sua dieta, será possível criar hábitos de sono mais saudáveis, prevenindo a insônia.

Corte alimentos como grãos, açúcares e óleos vegetais, e incorpore em seu cardápio mais proteínas magras, gorduras saudáveis ​​e alimentos com alto teor de antioxidantes, como vegetais e chá verde. Você também deve tentar limitar a ingestão de cafeína e álcool, pois ambos podem ter um impacto negativo na qualidade do seu sono.

Faça exercícios

Reserve umas horas de seu dia para participar de uma atividade ao ar livre. A luz solar ajuda a regular o ritmo circadiano do seu corpo, e o ar fresco, em conjunto com os exercícios, também promovem um sono melhor e mais repousante.

Encontre a temperatura certa para o quarto

Estudos mostram que a temperatura do seu quarto pode afetar seu sono mais do que os ruídos altos. Então, caso tenha um aparelho de ar condicionado, certifique-se de que a temperatura ajustada está em cerca de 20 graus a 23 graus Celsius. A temperatura errada pode inibi-lo a dormir bem e o fará despertar a noite toda.

Essas dicas certamente vão ajudá-lo a adormecer e permanecer dormindo. No entanto, se você ainda sofre com a insônia ou com sintomas de privação de sono, considere falar sobre o problema com seu médico, uma vez que pode haver uma condição subjacente contribuindo para a sua insônia.