Depois de um dia corrido, com muitos compromissos e algum estresse diário, pegar no sono nem sempre é fácil. Na hora de dormir, algumas pessoas travam verdadeiras guerras com o travesseiro; se viram de um lado para o outro e nada de o sono chegar. Se você já conhece bem essa história, saiba que há, pelo menos, cinco formas simples de dormir mais rápido.
Apenas preste atenção se a insônia é persistente; nesse caso, o ideal é mesmo procurar ajuda médica. Contudo, se a dificuldade em dormir não é prolongada, as dicas listadas abaixo certamente irão ajudar. Então pegue seu travesseiro favorito, encontre sua melhor posição para dormir e prepare-se para uma boa noite de sono!
Primeira dica para dormir mais rápido: desligue seu celular e computador!
Você vai ouvir isso em praticamente todas as consultas médicas: não use aparelhos eletrônicos antes de dormir. A razão é bastante simples. Enquanto você vê as luzes dos aparelhos, seu corpo entenderá que ainda é dia. Portanto, para ele, ainda não chegou a hora de se “desligar”.
Antigamente, era fácil o organismo humano perceber que já era hora de dormir, uma vez que a escuridão chegava após o Sol de pôr. A ausência de claridade indicava ao cérebro que era hora de começar a produzir melatonina. Sendo assim, todo o corpo estaria preparado para uma longa noite de sono.
Hoje em dia, é diferente. Dormir mais rápido já não é tão simples como antes. Porque temos fontes abundantes de luz artificial que podem enganar nossos ritmos circadianos, fazendo nosso cérebro pensar que o Sol ainda brilha lá fora. Se a luz das lâmpadas fluorescentes e de LED são ruins, a luz dos smartphones e das telas de computador são ainda piores. Elas suprimem a produção de melatonina e mantêm sua mente comprometida. Então, afaste-se dos dispositivos antes de dormir, e busque outras fontes para acalmar sua mente, como um bom livro de cabeceira.
Mantenha o quarto bem escuro
De acordo com a dica anterior, seu cérebro não pensará que é hora de dormir até que o “Sol” – ou o que o órgão interpreta como luz solar – se ponha. Assim como os aparelhos eletrônicos ligados, as luzes acesas também irão perturbar a produção de melatonina, tornando difícil que qualquer pessoa caia no sono. Portanto, deixe seu quarto bem escuro. Durante o verão, opte pelo uso de máscaras para dormir, ou troque as cortinas comuns pelas cortinas black-out, que impedem totalmente a passagem da claridade pela janela.
Xô, calor!
Já acordou com calor e suado? Nossos corpos não suportam o calor noturno, mesmo na melhor posição de dormir. Em verdade, o corpo tenta superar o calor do ambiente resfriando-se vários graus. Mas ele não consegue fazer isso da forma correta se estiver mais quente no quarto do que dentro do seu corpo.
Ligue o ar-condicionado, ventilador ou abra a janela, de modo o ar mais frio possa circular. Dessa forma, você ficará em uma temperatura agradável e acolhedora embaixo do seu cobertor favorito. Como resultado, conseguirá dormir mais rápido e com mais tranquilidade.
Ouça sons “calmantes”
Ter um parceiro que ronca? Na sua rua passam muitos carros? O vizinho possui um cachorro que late a noite toda? O que você pode fazer de melhor é tentar bloquear os ruídos disruptivos. Uma opção é instalar vidros anti-ruídos nos quartos, pois eles reduzem consideravelmente o barulho que vem de fora da casa. Tente ouvir músicas lentas e com sons da natureza para tranquilizar sua mente, pois os sons suaves funcionam como um ruído de fundo reconfortante e podem bloquear os sons mais intrusivos.
Invista em um colchão de boa qualidade
A qualidade das nossas camas tem um grande impacto sobre o tipo de sono que teremos. O tamanho e a densidade ideal de um colchão pode variar de acordo com o peso corporal de uma pessoa, assim como sua estatura. Se você tem problemas de coluna, os cuidados devem ser redobrados na hora de escolher o colchão mais adequado. Ademais, fique atento também à posição escolhida para dormir.
O melhor mesmo é experimentá-lo ainda loja. Deite-se sobre o colchão selecionado e veja se ele oferece todo o conforto que seu corpo precisa para descansar bem. Outro fator importante a ser considerado é que o colchão tenha densidade o suficiente para que seu corpo não afunde, o que causa dores e má posição para dormir.